Deus. Que palavra ruim e carregada!
Ela implica tanta história de morte e de domínio que causa arrepios em muita gente. Enquanto, para outros, continua sendo uma fuga de responsabilidade, ou pior, uma arma de exclusão!
Para muitos, Deus é tudo que esconde de mal resolvido em si mesmo: medo, desejo de vingança, egoísmo (do tipo eu sou salvo, você vai para o inferno), a baixa auto-estima (terrível o mandamento de se negar a si mesmo), de tabus (não pode sexo, não pode nudez, não pode o melhor de tudo), de validação de poderes (do governo, do pai, do sacerdote, do próspero etc). Esse Deus é a desculpa para se ir construindo esse mundo desigual, apocalíptico (já que vai acabar mesmo, por que não explorá-lo ao máximo?!), e mal governado (afinal tem que se obedecer a toda autoridade constituída). Ainda, Deus pode ser apenas o nome de nossas fantasias, do mistério que nos cerca ou, do desejo de resolução mágica dos problemas que criamos em nome desse mesmo Deus e, do "pecado" e "morte" que ele inventou.
Se de alguma forma queremos ainda usar essa palavra que seja para expressar a nossa admiração e prazer diante da beleza do mundo. Que a palavra Vida seja o sinônimo mais fiel de Deus. E, que ela expresse o nosso desejo de abertura para o diferente e de cuidado pelo mundo.
Claro que, essa paranóia de se ter que defender a existência de um Deus único (geralmente o meu, o da minha religião ou povo) só prova que temos feito esse Deus mais fraco do que nós mesmos, pois dependente de nossa defesa, martírio, fanatismo e terrorismo.
Ajoelhar-se, adorar ou louvar são coisas que têm a ver com escravidão e barganha barata. Se há Deus, a Vida de nossa vida, Deus não pode ser: ele, pai, rei, senhor etc (tudo no masculino, pois esse Deus é uma invenção dos machos), porque todos esses termos falam de nossa própria vontade sadomasoquista de domínio. Deus, a Vida, então, é a força que nos coloca de pé, iguais e dignos. Tudo que nos quer de joelhos é o contrário do bem e inimigo da Vida!
A Boa Consciência nos convida a despirmos Deus desses mitos danosos, de suas iras e exclusivismos e, também, de nossa defesa. Seria bom achar um outro vocabulário, aberto e diverso, para falarmos de beleza, espiritualidade e amor.
Que tal abrir-se para esse sublime exercício?
*Onaldo Alves Pereira
www.zoroastrismo.org
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=199661
magavan-subscribe@yahoogrupos.com.br (participe de nosso grupo no Yahoo)
Zoroastrismo@groups.msn.com (participe de nosso grupo MSN)
Rua 08, 254 ? Qd. 27 Lt. 21 ? C-1
Marechal Rondon74560-370 - Goiânia - GO
Realmente, muito bonita essa mensagem!
ResponderExcluir