sábado, 22 de novembro de 2008

Eu sou melhor que você!

Eu sou melhor que você!
Frase que já causou muita desavença entre nós seres humanos.

Eu sou melhor que você!
Frase que já levou muitas pessoas a perseguir e matar o seu próximo.

Eu sou melhor do que você!
Assim um dia me falou um amigo que sofria como eu as dificuldades de quem vivia em um bairro pobre e esquecido pelas autoridades. Ele, mesmo sendo meu amigo, afirmou ser melhor que eu pelo fato de ele ser branco e eu ser negro.

Eu sou melhor do que você!
Quem sabe os discípulos de Jesus Cristo que queriam um lugar privilegiado ao lado Dele quando estivesse sentado no trono de Sua glória (Cf. Marcos 10.35-37) pensavam em um dia falar esta frase àquelas pessoas que não estivessem em situação tão privilegiada.

Eu sou melhor que você!
Assim pensaram as pessoas que durante tantos anos perpetuaram a escravidão do povo negro em nosso país.

Eu sou melhor que você!
Frase de pessoas que, assim como meu amigo, insistem em pensar que sendo de outra etnia são melhores pessoas que nós afro-brasileiros e afro-brasileiras deste país.

Eu sou melhor que você!
Ao invés de dar chance para que Seus discípulos pensassem ou dissessem isso Jesus Cristo afirmou: “quem quiser ser importante, que sirva os outros”! (Cf. Marcos 10.43)

Eu sou melhor que você!
Não é essa a frase que queremos afirmar quando buscamos resgatar e reafirmar nossa identidade como povo afro-brasileiro em nosso dia-a-dia e no Dia da Consciência Negra: 20 de novembro!

Queremos é lembrar a nós mesmos e ao mundo inteiro que somos criação de Deus: bela e boa assim como toda e qualquer pessoa de outras etnias.

Seja qual for a sua etnia, a sua raça, o seu credo, o seu partido político, o seu time de futebol preferido, respeite seu próximo como criatura de Deus que aquela pessoa é. E se em algum momento despertar em você a vontade ou a necessidade de sentir-se importante faça como nos ensina Jesus Cristo. Ao invés de pensar ou dizer “eu sou melhor que você” ame e “sirva aos outros”!

Pastor José Alencar Lhulhier Jr., Pastor da IECLB na Paróquia Monte Mor/SP

Fonte: Luteranos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.