Hoje é o dia da Reforma Protestante, dia em que Martinho Lutero fixou na porta da catedral de Wittenberg 95 testes contra a prática das vendas de indulgências.
A Reforma está longe de ser um movimento de restauração da fé, afinal, o jogo político por de trás é tão sórdido quanto nos atuais dias. Lutero, não é herói de nada, contudo, não deixa de ser um marco importante de denúncia e exploração do poder papal à época de 1517. Muito embora, o reformador, quando teve o poder em suas mãos, não deixou de cometer desmandos atrozes contra judeus, anabatistas e camponeses na Alemanha.
Convido a você assistir esse filme, mas não se desligar da crítica, pontuando sim a Reforma como um movimento importante na época, mas não santo como desejam alguns piedosos... Pipocas à mesa, bom filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.
2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.
3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.