segunda-feira, 3 de maio de 2004

OS PECADOS DE SODOMA E GOMORRA



Durante muito tempo pensei que os pecados de Sodoma e Gomorra se resumissem à homossexualidade em si, isso foi o que ouvi na Igreja os pregadores em cima do altar afirmando com braveza durante muitos anos! Um dia, porém, quando pude enfim me apoderar de um exemplar de uma publicação de uma universidade de São Paulo (Metodista), comecei a ter os meus olhos abertos, comecei a pesquisar e pude enfim compreender a verdade! Quais seriam os pecados de Sodoma e Gomorra afinal então? Seguem três trechos bíblicos:

  • Ezequiel 16:49 e 50 = "Estes foram os pecados de Sodoma: soberba, fartura de pão e próspera preguiça, mas nunca estendeu a mão pra ajudar o pobre e o necessitado. Também se ensoberbeceram e fizeram abominações diante de mim!".

  • Jeremias 23:14 = "... nos profetas de Jerusalém tenho visto coisa horrenda: cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, têm-se tornado como os moradores de Sodoma e Gomorra...".

  • Judas 1:07 = "Assim como Sodoma e Gomorra que havendo-se prostituído como aqueles anjos e ido após outra carne... semelhante também estes falsos mestres que contaminam a carne, rejeitam autoridades e blasfemam das dignidades.


Apenas três trechos pra simplificar e trazer-nos uma idéia, depois de lidos, quais os erros que poderiam ser apontados? Dentro desses três versículos encontramos duas situações consideradas pecados sexuais: o adultério e a prostituição! Oras, onde a homossexualidade, em si, caberia aí? No sentido mais óbvio compreendamos assim:

  • Adultério: a traição de um cônjuge em relação ao outro, a infidelidade conjugal;

  • Prostituição: o comércio do sexo.


Nenhum dos casos acima incluiriam exclusivamente a relação homossexual! E há a franca necessidade de compreender outro sentido, o caso de em muitas vezes o adultério e a prostituição serem considerados casos espirituais e terem uma conotação espiritual, ou seja, ter adulterado a união com Deus Javeh e seguido outros deuses, adorando outras entidades como se fossem Deus!

Sodoma e Gomorra teriam sido castigadas sim, o pecado sexual teria sido uma das causas sim, mas não a homossexualidade! Os habitantes de Sodoma quiseram humilhar os estrangeiros, o estupro (a violência sexual) era uma prática comum de humilhação entre aqueles, obviamente uma prática condenada por Deus! Percebam a expressão utilizada em Gênesis 19:09 como é: "... esse indivíduo veio como estrangeiro aqui habitar e quer ser nosso juiz?", fica evidente os maus tratos oferecidos aos estrangeiros, algo condenado por Deus Javeh e uma das falhas apontadas por Jesus em Mateus 10:14, 15.

Seria interessante uma lida com atenção na história relatada em Juízes 19, lido com maior cuidado o techo entre os versículos 21 e 25! Fica óbvia a humilhação, o estupro, a violência sexual! Os homens daquela cidade pediram pra manterem relações sexuais violentas com o levita (relação homossexual), mas acabaram por terem com a concubina (relação heterossexual). Oras, se fossem homossexuais se contentariam com o sexo com aquela mulher? A resposta é não! E caso muito semelhante ao ocorrido em Sodoma. Humilhavam com o estupro, os homens daquela sociedade machista ofereciam as mulheres pra serem abusadas!

Toda uma esfera de prática muito comum entre gente daquela região naquela época. Agora que poderíamos fazer, tomar esse trecho e condenar toda a prática heterossexual? Certamente que não! Assim como é tremendamente injusto e errado tomarem Sodoma e Gomorra pra condenarem toda a prática homossexual!


por Fernando Nowackz
São Paulo / SP

nowackz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.