segunda-feira, 19 de julho de 2004

Amor Incondicional        
 
Inseridos às vezes neste mundo, que promove o individualismo e o egoísmo, o que sofre detrimento sempre são as relações humanas e o maior sentimento, o Amor. Bem, nesse frenesí de conquista e de possuir valores externos à nós, seres humanos, passamos a nós tornar arredios, frustrados e insatisfeitos. Sentimentos de ansiedade passam a nos incomodar, ocasionando muitas vezes estados sociopáticos como, neurastenia, síndrome do pânico, etc.    
 
O sentimento por excelência e nobreza, tão comentado em livros, poesias, romances e músicas. Eleva as nossas vidas e desejamos alcançá-lo, pois sabemos que ele é capaz de dimensionar nossas vidas em novos processos existenciais, torná-los mais enriquecedores. Alguém disse que Jesus nos ensinou a pautarmos nossas vidas no conceito psicológico mais coerente e ajustado que existe. Ele nos mostrou a base das relações humanas como importantes e a necessidade de vivenciarmos esses contatos no Amor apenas: "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".          
 
Acredito que é fácil dizer que amamos, mas difícil é demonstrar isso. Pois o amor não se vê, exige provas empíricas. E ainda é muito mais difícil amar o nosso próximo como a si mesmo. Claro que Jesus usou uma expressão fácilmente reconhecível, pois cada um sabe muito bem amar a si mesmo... difícil é amar o próximo tanto quanto.          
 
Bem, a magnificiência do ser é demonstrada na capacidade de poder seguir esses passos, ele já mostrou como é... Cabe a nós sermos naturais apenas..amarmos a quem nos ama, aos amigos, aos companheiros afetivos. etc. ou amarmos mais ainda e irmos além, num salto de magnânimidade... amarmos quem não queremos amar, aquele que não nos sentimos predispostos a amarmos, os nossos inimigos, etc. Alguém poderá dizer... que não existe nenhuma vantagem em amar o inimigo, daí a necessidade de mudança de valores. O que é na verdade vantagem e desvantagem????           
 
Jesus ensinou-nos a amarmos incondicinalmentre as pessoas, ou seja, não exigirmos nada, nem condições para que tais pessoas sejam recipientes de nosso amor, afeto. Qual é o valor do meu sentimento se primeiramente exijo causa???? Ou seja, se penso que devo amar porque antes sou amado???? Meu amor é negociado desse jeito....           
 
E qual é o valor do meu amor se amo para ser amado ???? Uma barganha egoísta...Devo amar, indistintamente a todos, pelo simples valor do Amor e porque é nobre fazê-lo, não exigindo causa, nem fruto para meu amor.           
 
Acredito que este mundo seria algo muito melhor para se viver se as pesssoas se guiassem mais pelo Amor verdadeiro, que é Incondicional. As pessoas seriam menos predispostas à negatividade, aceitariam mais as diferenças, preconceitos seriam abolidos e discriminações teriam seus dias contados.            Seria difícil para as Igrejas seguirem os passos do Mestre????? Ensinarem de fato o que é necessário e conciliador e rejeitassem dogmas desnecessários e desunidores?????          
 
"Não julgueis para que não sejais julgados" disse Jesus, Ele também ensinou que "quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra", ou seja , o mais importante é a consciência de cada um para delimitar suas vidas e comportamentos. Bem, o Amor incondicional leva necessariamente a dois processos....o Princípio de Inclusividade (urge mais conciliarmos, incluirmos, abraçarmos, juntarmos do que separarmos, segregarmos e dividirmos) e a Consciência de Alteridade (saber-me diferente do meu proximo e amá-lo com suas diferenças).          
 
Nessa nova consciência não importa mais o desejo de muitas agremiações religiosas de situarem e moldarem seus seguidores em conceitos pre-estabelecidos e tradicionais, uniformizá-los como que em fabricação em série e vomitarem em suas mentes, imputando-lhes consciência, como se incapazes e sem-consciência, subjugados para sempre. Nesta nova consciência cristã falsos moralismos não existem, apenas uma Ética de convivência e coabitação pacíficas, onde procuramos nos ajudar mutuamente e refletirmo-nos a nós mesmos no nosso próximo. A Igreja Acalanto tem sido pioneira nesse quesito, de sermos a Célula Máter para um Novo Mundo de compreensão onde as pessoas se respeitarão e se amarão, sem levarem em conta suas diferenças.           
 
O que é imoral é acusar alguém, rotulá-lo e não amá-lo. Ou seja a velha "tendência de Judas" que muitas vezes aparece em pessoas que estão à nossa volta e querem apagar a nossa luz, não sabem que esse é o verdadeiro mal, moralmente reprovável por quaisquer pessoas humanas.Que saibamos viver de fato o Amor Incondicional, e que ele por si mesmo gere os frutos à nossa volta que se perceberão, inconfundívelmente, através de felicidade compartilhada.           
 
Recentemente ouve um grande escândalo envolvendo um seminário romano na Áustria, envolvendo pornografia e outras coisas mais. Sabemos que essas coisas ainda continuarão existindo desde que as pessoas façam vista grossa para o homoerotismo. O Amor homossexual não tem nada do que se envergonhar, é tão amor quanto quaisquer outros, mas relegando-o ao "lixo", à inexistência, sempre será visto como algo indigno nessas camadas antiquadas, uma "perversão" , incorrendo para a própria deterioração mais rápida dessas intituições, que não souberam se atualizar..daí aquele famoso dito.."Seus maiores inimigos são eles mesmos".           
 
Mas naquele dia não nos perguntarão se cumprimos as exigências todas de uma instituição religiosa, ou se seguimos as 613 mitzvós da Lei Judaica, ou se nos submetemos à regra legalista de igrejas ou ao moralismo social ....apenas nos perguntarão: AMASTES????????E nesse momento nos abriremos nossos corações e eles estarão cheios de nomes.
 
By Pastor Victor Orellana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.