terça-feira, 10 de agosto de 2004

MEDITAÇÃO NA PALAVRA

Abraçando a comunidade GLBT
Controle Absoluto

Texto para reflexão: Habacuque capítulo 1

O nome Habacuque significa o que abraça , não no sentido romântico, mas sim, de conforto. Precisamos deste conforto quando nos deparamos com a grande pergunta: Por que Deus permite que "isso" aconteça? Vivemos dias de violência. Guerras que não aprovamos nem queremos. Ainda assim, elas estão acontecendo em toda parte. A criminalidade aumenta. A homofobia causa mortes e parece que estamos atados, assistindo a tudo, sem poder fazer nada. Alguns, não conformados, estão marchando, fazendo protestos e manifestações. Mas, cada dia, mais pessoas estão morrendo, sendo feridas física e emocionalmente. Crianças em sofrimento; velhos desnorteados; jovens tendo seu futuro roubado. Por que Deus permite? Há também nossas questões pessoais: enfermidades, crises financeiras, crises nos relacionamentos afetivos, etc. Afinal, se Deus está no controle, por que tudo parece estar fora de controle?

O profeta Habacuque vivia em dias muito parecidos com os nossos ? uma época em que tudo parecia estar dando errado. O povo vivia na maldade, havia violência, corrupção, insegurança, opressão e injustiça . Habacuque estava muito perturbado. No entanto, ele sabia que quando temos um problema, devemos levá-lo a Deus. Foi exatamente isso que ele fez: orou. Continuou orando... mas não havia resposta! Então ele, perplexo, clamou a Deus e perguntou por quanto mais tempo deveria continuar a orar sobre o mesmo problema. Ele tinha estado a vigiar, esperando um avivamento e, nada.

Quantos de nós não estamos passando pela mesma situação? Oramos por pessoas que amamos, esperando que Deus as alcance e mude suas vidas, e nada acontece. Oramos pelos nossos problemas e o céu permanece calado. Parece que a oração simplesmente não alcança a Deus. O coração do profeta estava pesado com este aparente dilema: oração x silêncio. Aí aconteceu algo extraordinário! Deus respondeu a Habacuque! Mas o conteúdo da resposta é ainda mais extraordinária! No v. 5 Deus diz a Habacuque:
"tenho estado a responder sua oração. Você tem me acusado de silêncio, mas eu não tenho estado silencioso. Você simplesmente não sabe reconhecer minha resposta. Tenho respondido embora diferente da sua expectativa".
E então, a partir do v. 6 até ao 11, Deus passa a explicar como está respondendo. Ele diz que está levantando uma nação: os Caldeus. Na época de Habacuque os Caldeus eram um povo insignificante. Eles eram um povo estranho, hostil e sanguinário. "Eu estou por trás deste povo" disse o Senhor. Isso soa tão estranho, não é? Parece que o problema ficou maior ao invés de resolvido, pois como Deus vai resolver o problema original, criando um problema maior?

Às vezes também nos parece que "quanto mais oramos, mais assombração nos aparece!", não é assim?. A história mundial também afeta a fé de muitos. Por que Deus permite que as coisas tomem certos rumos? Por que um Deus justo e amoroso permite que os homens sofram? Por que Deus nos criaria depois permitiria que doenças, violência e a fome nos matassem? Ouvimos seguidamente estas perguntas que parecem ficar sem respostas. Deus não é ortodoxo! Ele sempre faz coisas de uma maneira diferente, levanta as pessoas "erradas" e opera de forma surpreendente. Os caminhos de Deus são misteriosos e precisamos reconhecer que há épocas em que, simplesmente não entendemos o Seu mover. A mente humana não alcança a variedade dos desígnios da obra de Deus.

Este era o problema que afligia a Habacuque. Ele estava perplexo com o estranho silêncio de Deus e, depois, quando soube como estava agindo, também não entendeu nada. Quantas vezes sentimos que Deus não está agindo, ou se está, é totalmente inacreditável que Ele esteja lidando com o problema aumentando-o ao invés de "solucioná-lo".

Para lidar com situações que desafiam nossa fé, há 4 passos importantes que devem ser observados:

O versículo 1: 12 é a chave:

Primeiro: Pare e pense. Não reaja emocionalmente. Não deixe que o pânico te domine.
Segundo: Reafirme para você mesmo as coisas básicas que você sabe sobre Deus. Não tente resolver seu problema imediatamente. Dê um passo para trás e medite no que você conhece sobre o caráter de Deus.
Terceiro: Com o caráter de Deus firmemente impresso em sua mente e coração, sob essa ótica, examine seu problema.
Quarto: Se de todo, não houver achado solução, deixe tudo nas mãos de Deus, pela fé, confiando que Ele lhe mostrará a resposta.
Deus é de eternidade a eternidade. Ele está assentado sobre a história. A história geral e a pessoal. Ele criou a história. Deus é Santo. Ele é O Poderoso EU SOU.. Ele é consistente consigo mesmo. Nunca finge. Nunca é falso. Deus é sempre Ele mesmo. Deus é imutável (Hb 1: 10 -12)."... Não morreremos." (1:12b) ? Portanto, apoiados pela fé Naquele que é para sempre SENHOR, mesmo assombrados e assustados, Ele nos sustentará com Sua fidelidade.

Deus não perdeu o controle sobre a história da humanidade nem tampouco sobre a história de sua vida.

Espere. Confie. A resposta virá.

Pra. Susan Hodge
suehodge@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.