domingo, 29 de junho de 2008

Gatos, uma história para se refletir!


Estava lendo uma reportagem sobre gatos na Revista Galileu, e impressionante, como a teologia envolvida pôde mudar à estrutura de uma Idade, por causa do fundamentalismo e ignorância teológicas de um povo!

A associação dos gatos com os homens é antiga, muito antiga. E se deu pela manutenção dos celeiros... Os ratos vinham para comer os grãos estocados pelos homens, que logo se utilizaram dos gatos para combater, assim, os roedores, e garantirem suas colheitas.

Como aspecto teológico e religioso, os gatos foram ligados aos deuses. Mais comum às relações entre as divindades de sensualidade e beleza, como caça- pela agilidade dos felinos. Assim eram cultuados no Egito, Grécia, Roma, e outros povos na mesopotâmia...

Na Idade Média- idade vinculada à cultura cristã- o ridículo aconteceu! De deuses a demônios. Assim, os gatos também vigoraram como figuras caçadas pela inquisição. Tendo, o papa Gregório IX, mandado exterminar centenas de felinos, por suas associações ao DIABO.

O século XIV foi marcado pela peste negra, uma vez que os gatos exterminados, não controlavam a população de ratos, que aumentou devido à precariedade higiênica das cidades na época, tráfego de navios, etc. A peste bubônica, transmitida pelos ratos, dizimou a Europa medieval através da ignorância e intolerância religiosa, oriundas das bulas teológicas papais, condenando cultos, pessoas e animais.

Assim, é bom olhar o passado para ver que toda condenação insana, leviana destrói não apenas esse ou aquele, mas pode exterminar milhões, em nome de uma fé que de Cristo nada compartilha! Gatos ligados aos demônios; hoje, homossexuais ligados aos pedófilos, essa loucura cristã tem que ser silenciada, a ditadura da fé não pode se impor ao Estado laico. Os cristãos fundamentalistas não podem prosseguir em seu ódio bubônico.

Um comentário:

  1. Adoro gatos, e concordo plenamente que a igreja exagerou em varios fatores, acredito em Deus com todo a vigor e Deus pra mim é amor, onde tem amor nao tem morte,sofrimento e dor.Entao para mim igreja nao è tudo, religiao muito menos, por que todas elas tem um problema.Os gatos sao lindos, sou apaixonada por eles e brigo feio se alguem fizer mal a um gato perto de mim.


    Leiliane Silva Paris/França

    ResponderExcluir

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.