domingo, 6 de julho de 2008

Romanos 1,18-32





Novamente os textos bíblicos, com suposta condenação à homossexualidade, eclodem no mural de recados do Gospel Gay. Os leitores, aqui, têm um espaço muito bom, mas que não é utilizado, o espaço dos comentários! E, às vezes, eu fico pensando: não é utilizado pelo pouco nível cultural, ou pela crendice cega tupiniquim, que não se presta às pesquisas e repete tudo o que escuta como se verdade fosse, sendo mais fácil deixar versículos do que discutí-los?

Não quero fazer juízo precipitado, pode ser também um pedido de ajuda à compreensão textual e, desta forma, proponho a resposta.

Rm 1, 18-32

A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o leem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência.

Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis.

Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!

Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno.

São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem.

Entender o que está acontecendo em Roma é primordial para a compreensão do conteúdo da carta. Necessariamente, não foi Paulo que fundou a comunidade de Roma e, quando este escreveu para os mesmos, por volta do ano 58 d.C, estava em Corinto e desejava ir de Jerusalém a Roma, então, para Espanha. 

A carta surge , provavelmente, por relatos de um casal judeu-cristão, que fora expulso de Roma, por edito do imperador Cláudio (52-53 d.C), numa perseguição aos judeus e também aos cristãos.

O problema da comunidade de Romanos é uma mistura, que à época foi uma bomba dentro do cristianismo. Gentios (pagãos) e judeus congregando numa mesma comunidade. Acontece que os judeus queriam impor o judaísmo (circuncisão e observância à lei mosaica para os cristãos) dentro das igrejas. Fato é que nos anos 56, 57, eles atacaram Paulo, que estava em Éfeso e escreve aos gálatas, pois tais judeus, ligados aos círculos hermenêuticos em Jerusalém, dentro das comunidades da Galácia, colocavam em cheque, até mesmo, a autoridade de Paulo, enquanto apostolo.

Sabedor dos judaizantes e de toda a situação romana, saindo de uma discussão semelhante um ano antes, aproximadamente, escrevendo aos Gálatas em Éfeso. Paulo aprofunda suas ideias, que já havia exposto para a Igreja na Galácia. Então, logo de início, o tema recai sobre seu apostolado e sobre a fé que vem através do Evangelho da salvação.

Alguns fatos, aqui, são primordiais:

  • Judeus vivendo em Roma impondo a observância da lei mosaica;
  • Nero é o imperador romano e, já em 55 dC., começa sua onda de assassinatos e desvarios, causando reprovação até mesmo do povo romano.
Bem, a sexualidade em Roma não era bem-vinda ao estilo de vida judeu. Acontece que um cidadão romano poderia manter relações sexuais com jovens escravos, eunucos, prostitutos, escravas, concubinas e prostitutas. Entretanto, um cidadão não poderia manter relação sexual com outro cidadão, pois aquele que fosse penetrado assumiria status servil. Dessa forma, em Roma, a sexualidade era guiada pelo estatuto da pessoa.

O problema disso recaiu quando imperadores proclamaram-se divinos e sujeitaram aos seus desejos outros cidadãos romanos, sendo assim, soldados da guarda pretoriana deixavam-se penetrar por causa das patentes. Nero, p. ex., saia às ruas da capital do império, com seus amigos, violentando os cidadãos, caso recusassem manter relações sexuais com o imperador, eles eram esfaqueados.

As prostitutas e prostitutos cultuais eram outra forma de atividade comum, ligados à adoração da deusa Vênus (a Afrodite dos romanos), mulheres mantinham relações com mulheres e homens com homens, em adorações pagãs, que manifestavam verdadeiras orgias cúlticas.

Paulo conclui que tudo isso acontecia por um único entendimento, simples, prático e verdadeiro... O ESTATUTO DA PESSOA havia trocado a adoração a Deus pela adoração à criatura. Pensando-se sábios cometeram loucuras. Entregaram-se aos desejos (que é muito mais do que desejo sexual, aqui, fala-se do desejo de poder e submissão), cometeram torpezas e venderam-se à prostituição. Toda idolatria, na mente paulina, é prostituição.

Os judeus não são justificados; Paulo diz que se eles acham-se melhores por não viverem ao estilo romano, estão enganados, pois tal como os romanos, eles, os judeus, praticam a mesma prostituição (Rm 2,3). Por quê? Ao imporem os costumes da tradição judaica, também adoram à criatura e desprezam o criador, amontoaram a ira Deus contra si mesmos (Rm 2,5-10).

O texto, nem de longe fala da homossexualidade, pois, o envolvimento que é atacado e condenado por Paulo é o envolvimento em que um cidadão  sujeitava-se por prestigiar o status pessoal de outrem como superior ou divino a ele mesmo, angariando privilégios para si. Ou, no caso dos judaizantes, os versículos 29 e 30, que fazem a transição para o capítulo 2, mostram-se suficientes ao igualarem em toda injustiça as pessoas que preferem adorar homens, leis humanas, vontades humanas, do que se curvarem ao criador. São vítimas em seus próprios corpos (não por causa da homossexualidade), mas porque deixaram o uso natural das coisas, tanto homens como mulheres perderam o uso natural da grandeza de Deus para se cultuarem, entregarem-se a prostituição cúltica ou de posições, cargos e postos, inflamando-se mutuamente, escravizando-se em suas próprias vontades à injustiça.



O problema da terminologia NATURAL


Entretanto, um cristão mais piedoso, descuidado, pode valer-se do versículo 27 do capítulo 1 e dizer: "...largaram o uso NATURAL da mulher para transarem com outros homens e é nisso que consta a condenação, pois Deus fez o homem para mulher, contrariar essa natureza é cometer o pecado exposto em Romanos.".

Bem, então surge um problema gritante para tais indivíduos. Paulo pensava como os judeus, quando ele fala de natural, ele não quer dizer in natura, ou de acordo com curso da natureza . Pelo contrário, ele está dizendo, exatamente, conforme a tradição aceita, independente dela se voltar à criação. P.ex., 1 Co 11,14 diz assim, Paulo, o apostolo: "A própria NATUREZA não ensina que é desonra para o homem portar cabelo comprido?"
Na compreensão moderna, diríamos nós que cortar o cabelo é interferir na dinâmica da natureza. Porém, na compreensão antiga, o cabelo comprido é antinatural para o homem, pois atenta contra uma convenção social estabelecida para diferenciação dos sexos.

Ora, se Paulo está condenando o abandono do uso natural da mulher- simplesmente sexo-, por uma outra forma, que não é natural, assim, o apostolo também estaria condenando-se. Pois, como é sabido, o próprio Paulo havia deixado o uso natural das mulheres para se fazer celibatário (cf I Co 7), atentando assim contra a natureza (à convenção) que diz: "crescei e multiplicai (Gn 1,26-28)". Enfim, qualquer prática que negue a sexualidade em função da procriação era vista pelo judeu como antinatural, à semelhança da homossexualidade, inclusive à prática de Paulo.

Dessa forma, quando ele diz uso natural da mulher, ele está apelando para o entendimento social que dizia do casamento como algo natural, quanto bem sabemos que é uma convenção civil, e não natural. Recriminando, supostamente, as pessoas que preferiam alistar nas legiões romanas, à guarda pretoriana, em troca do poder, status pessoal, envolvendo-se de forma idolátrica nesses meios, ou dos cidadãos livres (homens jovens ou mulheres jovens, entretanto pobres) que, abandonavam suas famílias, às vezes, até incentivados por estas, dirigiam-se aos templos pagãos, ganhando dinheiro como sacerdotisas ou sacerdotes do sexo. A condenação, portanto, não gira na esfera das relações homoafetivas, mas na troca do sexo por divinizar alguém, ou cargo, ou posição social, adorando dessa forma às criaturas ao invés do CRIADOR.

Sendo, assim, os homossexuais evangélicos podem continuar serenos e tranquilos em relação às suas práticas, amores, paixões. Desde que vislumbrem a Cristo em tudo e em todos. Respeitando seus parceiros, honrando-os e buscando o crescimento na graça e na justiça. Pois as Escrituras não condenam o amor entre as pessoas, nem as manifestações desse amor, quando é vivenciada em lealdade de coração um para com o outro e temor a Deus.

80 comentários:

  1. Aquele que tenta justifica a proibição da homossexualidade através de passagens bíblicas, está preso à necessidade de aderir a toda a lei do Velho Testamento. Paulo deixa isso claro. Paulo lembra que quem quer que deseje seguir qualquer "parte" da Lei é um "devedor" de toda a Lei. Infelizmente muitas pessoas ainda se utilizam das passagens para atacar a homossexualidade, conforme suas interpretações e ódios pessoais. Grande parte das igrejas cristãs não utilizam o código judeu porque este não está mais ligado ao Cristianismo moderno e a verdade maior do cristianismo está em Cristo, o qual preencheu a lei mosaica. A única lei que se deve seguir, agora, é a lei do amor:
    "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (RM 13:8)


    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li tanta babozeira em minha vida...no dia do juizo muitos vao chorar ..DEUSfez macho e femea ...conversar ou discutir com pessoas assim é como Jesus disse jogar perolas as porcos....

      Excluir
    2. Paulo fala, não de maneira opositória a lei, pois ele mesmo diz: em 1 Timóteo 1:8-11 “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.” sendo assim o que me revolta não é mais essa ultima aberração do evangelho da aceitação pecaminosa pois ela existe desdo momento que a igreja protestante rasgou as páginas que não permitiam que mulheres ensinassem ou assumissem cargos eclesiásticos nas igrejas... rasgou a página que fala do amor ao dinheiro como raiz de todos os males em 1Tm 6.... rasgou a página que fala que o diácono, bispo, presbítero, deve ser casado com uma só mulher e deve ser apto para ensinar, e não separado, e muitos "pastores" já casaram mais de 6x.... "pastores".... a bíblia fala que só existe um pastor: Jesus... os outros vieram pra matar, roubar e destruir : João 10...leia com atenção.... arrependei-vos pois é chegado o reino dos céus..... A bíblia foi rasgadas tantas vezes e cada um faz o que bem entende, cada um procura mestres e doutores conforme suas próprias concupiscência... como nos dias de sodoma e gomorra (leia Gn 19) antes da lei.... o juízo já foi decretado.... Arrependei-vos... Maranata.... Vem Senhor Jesus... Graça e Paz a todos

      Excluir
    3. As pessoas costumam se utilizar da bíblia para atacar questões que contrariam aquilo que os cristãos antigos pregaram a respeito de várias coisas, inclusive a homossexualidade. O engraçado é que suas mentes estão tão cauterizadas que observam algumas coisas e fingem ou não atentam para outras... Interpretam os textos bíblicos de forma literal...
      Ex.: Na bíblia está escrito que os pais que têm filhos desobedientes deveriam levá-los em praça pública para serem apedrejados. Algum fundamentalista "cristão" será capaz de fazer isto com o próprio filho nos dias atuais?
      Esses "irmãos" fundamentalistas pensam que diante de Deus existe pecadinho e pecadão. Pensam que mentir, desejar mandar os gays para o inferno, com textos bíblicos sem contextos, cobiçar a mulher ou o homem do próximo, dar calote no irmão ou mesmo no cartão de crédito, nas casas bahia é menos pior do que um homem penetrar ou ser penetrado por vários homens (me refiro aqui a promiscuidade...).
      Bem, as atitudes dos fundamentalistas "cristãos" contemporâneas lembra muito o que Jesus disse: "...coam um mosquito e deixam passar um camelo", é fato!

      Roberto Azevedo
      Capela da Inclusão (Maricá/RJ)
      Igreja Anglicana Liberal do Brasil

      Excluir
    4. Bem, o evangelho é poder de Deus! E é dele que circula a discussão, esqueçamos por um momento o interesse pessoal de cada um.
      Se em qualquer igreja a pessoa não confessar a Cristo como salvador é sem fundamento transformador. Outra, se as pessoas que entram em vossas igrejas e continuam da mesma forma que entraram, esqueçam justificações ideológicas, culturais e ate bíblicas!! Esse "evangelho" é mera filosofia humana!!! Qualquer mudança que o ser humano procura deve ser ao contrario da que vive.Tipo: vivia numa direção, agora na direção oposta,180 "não peques mais!" , transformação do interior para o exterior.

      Excluir
  2. Romanos 1:27 VARÃO COM VARÃO
    O apóstolo, certamente, considerou abominação homosexual do homeme da mulher como a evidêcia máxima da degeneração humana, resultante da imoralidade e do abandono da pessoa por Deus ( ver Gênesis 19.4,5; Leviticos 18.22 .Qualquer nação que justifica o homosexualismo ou lebianismo, como modo aceitável de vida, esta na etaps finais da corrupção moral. Mais textos bíblicos dessa prática horrível; Gn 19.4-9; Lv 20.13; Dt 23.17 ; 1 Rs 14.24, 15.22 , 22.46 ; 1 Co 6.9,10 ; 1 Tm 1.10 ; 2 Pe 2.6

    Reflitam no assunto.
    Claudevan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, concordo plenamente contigo. Como podem inverter a lei natural dessa forma? como podem ler as escrituras e afirmarem coisas absurdas.. e sobre Paulo escolher uma vida totalmente voltada a anunciar o Evangelho, isto é propósito com Deus, assim como o propósito de Sansão(Nazireu) de não se relacionar com mulheres de outros povos(porém pecou ao abandonar o voto). A Bíblia e os ensinamentos vivos de Deus não são "relativizáveis", senão tudo o que contém seria relativo somente ao passado, à época em que foi escrita. Quem somos nós para afirmar o que deve ou não ser seguido do antigo e novo testamento? se o próprio Jesus disse que não veio para desfazer a Lei. Ass Hellen Jardim

      Excluir
  3. Não anônimo, certamente foi o que ele não tocou e muito menos considerou, vc não leu o post? Ahhh se leu se fez de tolo, daqueles: "eu finjo que não vi..."

    O texto de Sodoma e Gomorra não fala de homossexualidade, vc é bem fraquinho de exegese né? Nunca estudou hermenêutica? O texto de Levíticos estamos discutindo agora, o de Dt vc conseguiu martavilhas, tocar em temas que nem a bíblia tocou... Sua mente é perversa e cheia de pecados... Bem qto ao livro de reis fala da idolatria e não da conjunção carnal, e os outros capítulos nem mencionam o suposto! Gente vc vê sexo onde não existe! Claudevan que tal um psicólogo? Os textos de Coríntios tem aqui no blog bem explicadinhos. O texto de Pedro não fala do tema. Aqui, quando vc escreveu seu recado qto de teor alcoolico tinha no sangue?

    Paciência...

    ResponderExcluir
  4. primeiramente bom dia a todos, nao querendo criticar mas vcs se autoafirmam gospel (seguidores de cristo).

    --carta de paulo aos romanos--

    Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

    dicionario online michaelis

    inflamar= acender, incendiar, estimular, incitar.

    entendemos que "inflamar a sensualidade" se encaixa tanto nos relacionamentos heterossexuais quanto homossexuais"isso é estimular ou incitar ou incendiar ou ainda acender o desejo de consumir "sexualmente o outro" e Deus abomina o uso contrario a natureza humana, ele tbm diz: deixe o homem o seu pai e sua mae e tome a sua mulher e se torne junto a ela uma só carne.

    nao quero recriminar nenhum de vcs pq eu nao tenho esse direito mas ser gospel é seguir a biblia e isso vcs nao estao fazendo, que Deus abencoe e todos um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso é verdade então Jesus foi para o inferno porque não teve mulher nem deixou descendência! Todo o homofóbico irá arder pois Deus não quer que o ser humano se vire contra outro ser humano... Há muitas coisas que vão contra a natureza (fluxo natural) e são normais, Jesus andou sobre as aguas e isso é anti natural, será que a mulher só existe para procriação de espécies? O gay existe para impedir que a população cresça em demasia e no futuro homens poderão ter seus úteros e procriar, pois se não se muda a mente muda-se o corpo, tudo tem cura e um remédio para trazer paz, Jesus já levou a cruz e nossos pecados, vivamos agora no guiar do Espírito Santo.

      Excluir
    2. 1° A ordem de crescer e multiplicar para a Adão e Eva é para eles terem bastante filhos.. eles não iam povoar a terra um olhando para a cara(rosto) do outro, eles tinham que fazer sexo; além do mais, os descendentes de Adão e Eva também tinha essa oportunidade de povoação da terra. Na época de Jesus já existia muita gente na terra, Jesus não veio ao mundo como objetivo de construir família sanguina(ter mulher e filhos), ele morreu aos 33 anos crucificado. É MUITA BESTEIRA deduzir que Jesus seria um pecador por não ter multiplicado. Ninguém vai colocar filho de forma insensata no mundo porque esta escrito que é para multiplicar.

      Excluir
  5. Bem, Anônimo aqui é um caso serio de letramento, ou então vc não leu o post e, por isso, comentou o que comentou!

    Leia o post!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem quer manipula as palavras como bem entende, até só mudando a pontuação é suficiente para mudar todo o contexto. A bíblia se renova todos os dias e é através do Espírito Santo que se chega a verdade.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Leu, deve ter lido, entendido, isso com certeza não!

    Bem, o que vc alega em relação à carta aos Coríntios, ela não diz nada sobre a homossexualidade, como estudo já demonstrado aqui nesse blog.

    Bem, o texto de Romanos 1.18 não afirma que Deus se ira com a substituição de sua Palavra contra a fantasia- pelo contrário, anônimo, ela é objetiva e fala de toda a INIQÜIDADE E IMPIEDADE. Não diz do estilo de vida, mas sim de um mover objetivo, definitivo do tolo que subtrai Deus de sua glória. Enfim, acho que vc não entende às próprias palavras escritas na Bíblia, qto mais querer evangelizar alguém!

    “Deus é moralmente perfeito”- isso não está no texto- e sim em sua doxologia própria, aquela que vc aprendeu numa escola dominical, e não sabe ao certo o que significa, mas anda repetindo por aí. Um dado, os atos de Deus contra a iniquidade e impiedade não dependem da aceitação moral do homem ou de qq ser. Deus é suficientemente perfeito, e suas ações não se condicionam à minha ação volitiva. Assim, sua frase nesse parágrafo é mais uma confusão de sues parcos conhecimentos metafísicos e teológicos, e mais um ato de fé impensado, Não refletido e cego. Infelizmente, vc não pensa no que diz, apenas repete o que ouviu dizerem. Isso é lamentável.

    Da idolatria que Paulo diz, está no estudo do texto, acima proposto, percebo que vc não leu, ou se leu quer contradizer com uma exegese muito conveniente e nada cientifica, vai estudar antes de se arriscar nesse campo de interpretação meu caro. E todo o resto que vc escreveu é fruto dessa tentativa sôfrega de evangelismo. Assim você não se contenta em ater-se no texto de Romanos, e vai para outros textos, igualmente, sem uma clareza hermenêutica, apenas usando daqueles estudos da EBD.
    Você fala dos amores bíblicos, olha, sinceramente eu se fosse você dava uma olhadinha melhor no significado de EROS antes de tentar apontá-lo como amor sexual, vc é muito fraquinho, e não sou eu que sou arrogante, é que lhe falta conhecimento. Por exemplo, vc coloca o texto de Romanos como aqueles que sabem o que praticam e ainda assim praticam como sendo os gays, enquanto não são, daí vc me chama de presunçoso, enfim, eu sou teólogo, e não teria a presunção de debater algo com alguém só por causa que a Escola Bíblica Dominical da minha igreja falou!
    Sobre as obras da carne e os frutos do Espírito o que eu te adianto é... Não são por obras, nem por vontade que o homem é salvo, ele é salvo pela GRAÇA. Então a listinha das obras da carne, e dos frutos do Espírito devem conduzir ao homem para o amor de Deus... Aqui não entra sua concepção de Eros, filos e ágape não. Enfim, estude melhor o emprego lingüístico dessas apropriações antes de reproduzi-las como uma arara ou um MP3 quebrado. Enfim, você pode achar que ama, só porque vc supostamente segue a abnegação da carne como vc acha que aprendeu ser verdadeiro, infelizmente isso pra vc é lei, eu ando na Graça, e ela me basta, vc pode pegar seus conceitos e suas listinhas de concupiscência e fazer dela seu modelo, e continuar sendo quem é, como é, e ainda sim não será salvo, pois não são as obras, nem da carne e nem do espírito que salvam, apenas a graça!

    ResponderExcluir
  8. quando eu li estes comentarios eu fiquei chocado até onde vai a coragem de uma pessoa zombar de Deus blasfemar contra todas as coisa de Deus, os verciculos de romanos estão bem claros, mas há quem mude para poder dizer que estão sertos para as suas praticas abominaveis, credo eu nem sei o que dizer de um absurdo desse, vão se converter em nome de jesus.... não vou nem perder mais tempo escrevendo leia a biblia tenha um pouco de hermeneutica e saberas a verdade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a homossexualidade fosse assim tão má já milhões de pessoas tinham sido curadas nas igrejas pela graça do Senhor, o fato é que não há nada de errado com a homossexualidade, ela sempre existiu e é necessária, até no reino animal há a homossexualidade. Se fosse assim tão abominável Deus já teria destruído a homossexualidade há muito, há vários textos da bíblia que foram queimados pelo Vaticano e muitas traduções mal feitas, pensem nisso.

      Excluir
  9. Anônimo,

    olha, geralmente, eu sou meio que ríspido ao dar respostas que me obriguem a chamar o sujeito à realidade, quando aquele que posta, nem sabe o que está falando e, apenas, faz o que faz, por repetir sofregamente àquilo que escuta do púlpito, sem uma crítica maior.

    No seu caso não serei ríspido, e estou falando de boa... Eu também estou chocado com seu comentário, e não pelo comentário em si, mas pelos erros de português contidos nele! Querido, leia muito, muito mesmo, e se atente para a boa ortografia, você não sabe o emprego correto do C ou S, e tais erros são caracterizados como deficiência primária de alfabetização... Pelo que posso compreender também seu nível de letramento é deficiente, e nisso não há engrandecimento algum.

    Estude mais, leia mais e escreva muito, e corrija aquilo que você escreva, use um dicionário, no início será dificultoso, afinal, submeter todos os verbetes é chato, mas até você aprender direitinho o uso dos termos isso é necessário.

    De boa,

    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também cometeu erros ortográficos neste comentário! hahaha

      Excluir
    2. Fala um "critico de letrado" como se o próprio fosse perfeito na sua escrita... A falar dessa maneira até parece que é o Juiz dos letrados. Aprenda a dar a sua opinião de maneira humilde, pois assim como aponta o dedo, alguém também lhe ira apontar o dedo; mais amor e menos ódio, sim, porque uma critica destrutiva nada tem a ver com uma critica construtiva, aprenda a diferença.

      Excluir
  10. Sou agnóstico e,na minha opinião,a bíblia não deve ser usada por vcs,cristãos,como um manual de regras literais.Tudo o que foi escrito na bíblia foi escrito de forma metafórica,até mesmo as supostas profecias.A bíblia nada mais é do que o registro da tortuosa busca do ser humano por um sentido transcedental da existência.O que os cristãos devem fazer,hoje em dia,é procurar interpretar sua bíblia com a inteligência e a sensatez que adquirimos ao longo de tantos séculos.A mesma sensatez e inteligência que não nos permite crer que uma mulher menstruada "suje tudo o que toca",que uma mulher estuprada "deva ser morta junto com seu estuprador",que uma mulher que não se casa virgem "deva ser morta a pedradas"...
    É interessante que os cristãos que odeiam homossexuais (ou talvez tenham só medo deles),sempre interpretam os versículos sanguinários e cruéis de sua bíblia,de maneira muito cuidadosa.Se tantos trechos da bíblia não são levados ao pé da letra,por que os versículos que,supostamente,condenam os atos homossexuais,devem ser levados ao pé da letra,sem merecer uma interpretação mais cuidadosa,como aqueles que,supostamente,condenam à morte as noivas não virgens e as mulheres estupradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pecado é pecado e todo os pecados levam a morte, todos os seres humanos são pecadores e salvos em Jesus Cristo. Muitos humanos andam fornicando uns com os outros mas quando um gay casa com outro gay criticam, é ironico que isso aconteça.

      Excluir
  11. Boa tarde, eu li reli a matéria referente ao assunto e acho que não devemos nos alfinetar. Se Deus é Amor, já fala tdo. Ponto final!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus também é a justiça e verdade, está escrito na bíblia!

      Excluir
  12. Se vcs se dizem seguidores de Cristo e não acham q andam em pecado, pq nesse site tem fotos de pornografia?homens fazendo sexo oral,para que isso, sexo não é pecado, desde que dentro do casamento, mas a imoralidade é. Pense nisso, se vc se diz cristão e defende o seu ponto de vista baseado no contexto histórico, deveria analisar a história e ver q os homossexuais nunca foram aceitos e nunca serão, pode ter lei, pode ter repressão, mas a verdade sempre liberta e vcs estão aprisionados nos contextos e deixando de ler o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o sexo que foi criado só para ter filhos seria só para ter filhos e fora disso seria pecado, deixe de ser ignorante e estude a bíblia. A boca serve para comer, o cu para defecar, o pénis e a vagina se complementam para procriar; um casal heterossexual é visto como natural e um homossexual é visto como anti natural, isso não significa que seja errado, isso significa simplesmente que está fora do padrão normal; a Eva existiu para poder dar filhos a Adão porque era mulher, tirando isso não significa que dois homens que se amam ou duas mulheres que se amam não possam ficar juntas por amor e casar, afinal de contas Deus quer que todos os seres humanos possam ser felizes.

      Excluir
  13. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

    Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

    Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
    João 3:16-21
    Jesus nao veio para condenar ninguem e sim para salva-los !Quem somos nos para nos condenarmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Ferreirasegunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 03:24:00 BRST

      "Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova."
      (Jesus, segundo Mateus 15:14)
      - Isto simplesmente significa que quem não vê não pode guiar, quem és tu para dizer o que é verdade ou mentira.

      "Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece."
      (Jesus, segundo João 9:41)
      - Os cegos não vêm logo não podem pecar com os olhos, eles viam e diziam que viam, então o poder pecar pelos olhos permanece.

      Se estas a remeter indirectamente que a pessoa em questão é cega, então quererias dizer que é alguém cego que leva outro cego para uma cova, como dizeis que cegos não têm pecados então estais a dizer que essa cova é algo bom? Primeiramente reflete melhor tuas manhãs, sempre se encontra um erro na presunção, Deus não gosta de quem se faz passar por dono da verdade, só Deus sabe todas as coisas e ele é dono da verdade.

      Excluir
    2. Lamento imenso mas o meu comentário seria para o Guilherme Ferreira, obrigado.

      Excluir
  14. "Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova."
    (Jesus, segundo Mateus 15:14)

    "Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece."
    (Jesus, segundo João 9:41)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito !!! JESUS nesses caras que deturpam a palavra

      Excluir
    2. Deu é amor! o papel aceita tudo que se deseja escrever.DEUS não está preocupado com o amor, e sim com o ódio, de todos os preconceituosos que se camuflam dentro de uma religião e acham que já estão com os pés na porta do céu. Se vocês preconceituosos tivessem preocupados com Deus mesmo estariam pedido perdão de joelhos a eles, pois por causa desse preconceito , muitos jovens e adolescentes cometem o suicido, e você acha quem quem os mata é o amor , não é o ódio de vocês. agora reflita e me diga quem tem que pedir perdão. Sou professora de EDUCAÇÃO INFANTIL, E PERCEBI QUE AS CRIANÇAS JÁ NASCEM ASSIM COM SUA OPÇÃO SEXUAL, QUE NÃO É UMA ESCOLHA. ENTÃO VAMOS OLHAR A ODOS COM O AMOR QUE DEUS COLOCOU EM NOSSOS CORAÇÕES.

      Excluir
  15. Antes de qualquer coisa quero louvar a iniciativa de um site como esse. Uma vez que nossas instituições cristãs estão cheias de adolescentes infelizes por amarem o cristo mas serem envoltos em culpa e amargura por uma igreja reacionária.
    No entanto, não pude deixar de notar que esse blog reúne em meio ao seu discurso (volto a frisar, louvável iniciativa) o pior dos dois mundos.
    É notável, de um lado, uma ira tipica do neo-pentecostalismo. Herança maldita de uma fé sega e hipócrita que muitos não conseguem se desvincular.
    Do outro lado, vemos a muito conhecida burrice militante gay brasileira [ou será mundial] sempre que trata de assuntos espinhosos como se nada fossem. Com aquela cara de espanto como se "limitados" fossem só os héteros e toda a sua "heterodoxia".
    E entre uma coisa e outra o que me deixou mais triste: a mesma frivolidade e hedonismo presentes no tão afamado e condenado [por gregos, ou troianos, ou fundamentalistas, ou neoliberais, ou seja que tipo for...] "meio gay".
    Ter praticamente como capa de um blog que tem a pretensão [ou não] de ser uma luz nas trevas de sexo fácil e solidão uma foto de um suposto casal gay, malhadíssimos, devidamente depilados com o versiculo "Deus ama ao que dá com alegria" num país onde dar é coisa de viado é no minimo constrangedor. Mais fútil e desnecessário, impossível.

    ResponderExcluir
  16. Enquanto as pessoas discutem sobre se a bíblia é literal ou não, ou se a homossexualidade é bem vista ou condenada por Deus, há pessoas por aí precisando de amor, de um teto pra morar e de comida pra se alimentar.
    Acho que todos tem seu ponto de vista e a sua forma de viver, também todos tem o direito de concordar ou não com a opinião dos outros e defender a sua própria. No entanto todos devem se respeitar.
    Eu sou a favor da família constituída por pai, mãe e filhos, pois acredito "literalmente" na bíblia e levo suas palavras como um manual pra minha vida. Essa é a minha opinião.
    Lá em mateus cap 22 versículo 39, o próprio jesus diz: Ame o seu próximo como a si mesmo.
    O amor e respeito são lemas principais que todas as pessoas devem carregar consigo mesmas.
    A Paz!!!

    ResponderExcluir
  17. gostei muito dos esclarecimento a respeito do assunto abordado,nasci no berço cristão e sofri muito a respeito da minha orientação sexual mas estou me acostumando com esta teci q DEUS não me condena estou pesquisando estudando sobre o assunto poq deixei o meus miniterio na igreja por não me aceitar.nos eramos por falta de estudar a palavra de DEUS e questionar as coisas q nos são impostas nas crendi-se das igrejas meu fece guilhermerluk

    ResponderExcluir
  18. Gostei do blog, tem muito assunto interessante.
    Vi muitas fotos de homens sem camisa, mostrando o corpo com muita sensualidade. Não concordo com a falta de pudor! Espero que um dia a igreja inclusiva seja mais convertida ao Senhor. O fato de ser gay não implica numa vida cheia de libertinagem. Sejam ponderados e sensatos, porque Deus não se agrada da promoção ou daqueles que pensam primeiramente em sí. O Senhor se agrada daqueles que o adorem em primeiro lugar, acima de todas as coisas!

    ResponderExcluir
  19. A paz do Senhor Jesus!
    Desculpa comentar como anônima, não consegui criar meu perfil no Google. Me chamo Jessica Garcia.
    Fiquei muito triste ao ler este site. Sem querer lhe apontar ou julgar, mas como pode você conhecer tanto a Palavra de Deus e tentar justificar algo tão abominável ao Senhor ?! A bíblia é bastante clara a respeito da homossexualidade e do lesbianismo. Essas justificativas não passam de desculpas esfarrapadas. É nítido, claro, notório, notável, cristalino ( repetição proposital) que o Senhor condena essas práticas entre seres de mesmo sexo. A Palavra de Cristo diz claramente : "por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." Não adianta dizer que a bíblia se referiu a essas práticas condenando a prostituição para o alcance de status social. Ela condenou foi as relações homoafetivas mesmo! E a palavra - natureza- é polissêmica , nesse caso refere-se à natureza criada por Deus e não à regras sociais. O Senhor não criou Adão e Ivo ou Eva e Adana, Ele criou a mulher para o homem. As próprias estruturas corporais da mulher e do homem demostram que o correto é a relação entre ambos. O sexo entre homens é algo perverso para Deus, a palavra de Deus diz em Levíticos 20.13 : "se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles." Eu acredito piamente que o homossexualismo e o lesbianismo são desagradáveis ao Senhor. As passagens que condenam essas práticas são literais, assim como os Dez Mandamentos são. Não interpreto mal a bíblia! Li o seu post e entendi o que quis repassar aos leitores. Contudo, acredito que é melhor encontrar outras justificativas, essas não são nada convincentes. Esse não "é um sério caso de letramento" . Sei do que estou falando! Obrigada pela atenção! Espero resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dialogar com alguém que lê e finge que não entendeu, de fato, não é um caso de não letramento, no seu caso caso é má fé mesmo! Traga seus argumentos, que refutem a exposição exegética hermenêutica feita aqui, não vou me debruçar em responder versículos, que já foram amplamente discutidos, se o seu argumento é somente esse: CREIO que são literais e isso diz isso por que é assim, sem apresentar fontes do porquê se é. Você acredita no que quiser, seja verdade ou mentira. Eu apenas trago estudos que são comprovados no que tange sua abrangência e relevância.

      Excluir
    2. pera aí renato, ela argumentou que a palavra "natureza é polissêmica, que neste caso se refere à natureza criada por Deus, e não à regras sociais". Isto não é argumentação? ( Meu nome é Fradimar)

      Excluir
    3. Não, não é, afinal, se ela mesma reconhece o uso de vários sentidos à palavra NATUREZA, ela não pode FUGIR AO CONTEXTO HISTÓRICO da qual a palavra foi usada para tentar fazer os vários sentidos que a mesma assume se mitigar em apenas UM: ao sentido que ela quer dar. No texto exposto Paulo diz: "Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher..." depois ele mesmo dá o sentido da palavra NATUREZA para ele, O SENTIDO QUE ELE USOU: " 1 Co 11,14 - "A própria NATUREZA não ensina que é desonra para o homem portar cabelo comprido?"

      Na compreensão moderna, diríamos nós que cortar o cabelo é interferir na dinâmica da natureza. Porém, na compreensão antiga o cabelo comprido é antinatural para o homem, pois atenta contra uma convenção social estabelecida para diferenciação dos sexos. Assim sendo, isso já foi discutido no texto, e fingir que não entendeu não é argumento, é má fé para quem quer dar uma resposta e não tem algo de significativo para falar.

      Excluir
    4. Eu só tenho a dizer que do antigo testamento só ficaram 9 Mandamentos o resto foi tudo abolido por Jesus Cristo. Hebreus 7 - 18.

      Excluir
  20. E só mais uma coisa, vocês se dizem cristãos certo? Então tenho uma pergunta a fazer. Vocês creem na bíblia ok? Então creem o que está lá em Gênesis 2:7 e 2:22, pois assim foi, até ai ok? Mais daí eu pergunto a vocês gays que dizem crerem na Palavra do Senhor, Deus tem 'errado' em fazer vocês nascerem em um corpo que vocês nasceram? Pois muitos de vocês até se operam para trocarem os corpos do qual não aceitam. Me responda a luz das passagens que citei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diversas obras criadas, no livro de Gênesis são postas em nível de gradação com o criador, não sendo elas ligadas diretamente, ou de maneira imediata com o mesmo. Deus criará a partir do caos, do caos o mundo será tirado, nascerá, daquilo que era sem forma, vazio, será colocado acima do próprio caos, sendo mantido acima do abismo. Não há uma pessoalidade imediata, uma aferição de um caráter, ou um liame que indique qualquer coisa criada de forma que venha estabelecer um sentimento intrínseco. No entanto, o homem está criado e colocado numa relação imediatamente junto de Deus, não é criado por uma palavra, mas é ornado, trabalhado, não constitui um ato de mera vontade, mas um ato de expressão de identidade, pois quando é esculpido é também imprimido na característica de seu escultor. Uma ligação imediata, um liame entre aquele que cria naquilo que é criado, numa decisão particular e solene:

      “E formou o senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn 2,7).

      Num outro texto, uma expressão muito clara e conclusiva não está na marca do esculpir, tão somente na declaração de SEMELHANÇA, que se faz assentar toda a esfera teológica nessa órbita:

      “ E disse Deus: façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem, a sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Gn 1, 26-27.).

      O que se pode dizer que o objeto esculpido tzélém é a imagem, estátua, e demût é a semelhança, equivalência. Onde a segunda palavra interpreta a primeira, referindo-se ao homem no todo. Sendo esse ornamento e formação hâdâr igual à superioridade, majestade oriunda da própria identidade de Deus que o faz, poder-se-ia dizer da beleza perfeita do primeiro homem. Como imagem de Deus, o homem é colocado acima de todos na criação, contudo uma expressão: e disse Eloim (corte celeste)! O homem é criado à imagem de Eloim, e a ideia deve ser completada pelo Sl 8,5- termo que possuiu duas características imutáveis: sábio (II Sm 14, 17-20) e bom (I Sm 29,9). Assim Deus criou o homem, macho e fêmea- a sua imagem e semelhança: sábio e bom! Não fala de sexualidade, mas de caráter divino impresso na criação. Ou seja, que o homem (Adamah igual a humanidade) é criado à imagem de Eloim (sábio e bom), macho e fêmea (homem e mulher).

      Até aqui foi comentado a teologia do DOCUMENTO “P”, que descreveu esta relação na criação, contudo no capítulo 2, o texto de Gênesis retoma a criação do homem, mas com um outro documento, o DOCUMENTO “J”, e nele a descrição da criação da mulher. Segundo o ponto de vista javista, a razão de ser da criação do mundo foi o homem (2,4 – 3,24). É bem econômico em descrever o mundo criado que cerca o homem: toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava, porque ainda não havia homem (2,5; 2,9); o jardim no Éden com um rio o regando (2,10 – 15); os animais foram criados para tentar resolver o problema da solidão do homem (2,18 – 20); a mulher foi criada para ser seu complemento (2,21 – 25). Assim, a mulher está CONSIDERAVELMENTE afastada da criação do homem.

      Excluir
    2. Enquanto no documento “P” macho e fêmea são imagem do sábio e bom (Eloim), no texto do documento “J” a mulher é uma auxiliadora, uma peça acessória, e não principal, ela é auxiliadora semelhante ao homem, mas não idêntica a ele! Um ser que vem como complemento daquilo que é principal, sua criação se dá de uma costela que pertencia ao homem e nisso Adão se manifesta:

      “esta é agora ossos do meu osso e carne da minha carne, será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” (Gn 2, 23).

      Foi criada por Deus para agraciar ao homem, submetendo a ele sua existência. O crescei e multiplicai faz parte de um sentimento de posse e sujeição, que não está contido no texto de Gn 1,27- que diz homem e mulher os criou, já no texto javista: “ambos estavam nus, o homem e a SUA mulher... (Gn 2, 25).

      O que se pode concluir: que o evangélico usa o texto do macho e fêmea sem saber a razão teológica expressa nele, o expõe querendo ser ácido contra os gays, e demonstra toda a sua ignorância e imbecilidade no que concerne a bíblia e a teologia do antigo testamento. E também, que as mulheres cristãs heterossexuais que aplaudem tal atitude devem seguir as escrituras se submetendo aos seus maridos nos caprichos de suas vontades, submissas aos mesmos, cumprindo a glória de Deus! Mediante isso, acho que vou arrumar uma mulher para mim... Estou precisando de alguém que lave minhas cuecas.

      Excluir
    3. Poxa tava indo tão bem em sua narrativa do Livro de Genesis, mas na conclusão atacou os evangélicos, perdendo a oportunidade de se auto-afirmar em sua convicções teológicas demonstrando assim que seus argumentos não fazem nem uma diferença. Concluo que, a Biblia a verdade de Deus para a vida do ser humano é conhecida e estabelecida pela referência imutável e adequada. Nela está a verdade de Cristo. O ser humano nunca terá a certeza de crer e viver a verdade de Deus se ele se basear no seu sentimento, numa tradição, opinião de homens. E mais, a verdade, como a verdade da Bíblia, é sempre exclusiva. Isto é, não é possível haver duas verdades. Por isso o Senhor Jesus Cristo, e, portanto a Bíblia, é a única verdade, ou não é a verdade. Qualquer outra fonte que se consultar na busca da verdade de Deus precisa ser testada pela Bíblia, e nunca a Bíblia ser testada por outra fonte, e nem ser a outra fonte igualada à Bíblia.

      Excluir
    4. Então você deve ter um problema sério para aceitar essa "verdade", afinal a própria bíblia, fechada como se tem hoje foi testada pela verdade dos Concílios Ecumênicos que disseram ser esse o cânon de fé, testando os livros que ali se configurariam e dizendo que eles possuem a tal verdade. Quem tem a verdade: a bíblia, ou os concílios fontes que testaram a bíblia que você usa, dizendo ser ela a fonte?

      Excluir
  21. OTIMO BLOG, concordo com todo seu estudo que além de coerente, deixa as claras todas e qualquer passagem da biblia citada! PARABENS

    Erick Lucas

    ResponderExcluir
  22. Deus deixou o livre arbítrio e disse mais "amemos o pecador mais odiemos o seu pecado", nenhuma justificativa contra qualquer pecado vai livrar ou salvar ninguém do fogo do inferno, só quem pode faze-lo é Deus com sua infinita misericórdia a partir do momento que nos arrependemos e o aceitamos (e isso envolve seu filho Jesus e sua palvra viva a biblia) como verdadeiro Senhor e salvador e nao pecamos mais....
    Que Deus na sua infinita bondade tenha misericordia de vocês e o façam enxergar a verdade antes que seja tarde de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia nunca fala que o homossexualismo é pecado embora no antigo testamento tenha uma frase contra que foi abolida por Jesus Cristo pois ele aboliu o antigo testamento ficando só os 9 mandamentos; duas palavras mal traduzidas no novo testamento sendo elas: malakoi e arsenokoitai que significam perversão e prostituição e nada têm a ver com a palavra homossexual que é usada desde 1869... Também há em Romanos 1 / 26 - 27 que trata solenemente sobre como o homossexualismo é anti natural, não quer dizer que seja algo mau aos olhos de Deus pois existe muitas coisas anti naturais que se mantém hoje em dia e não são pecado; a torpeza que se fala foi a prostituição dos seus corpos desonrando-os, só isso; não manipulem a palavra de Deus contra os homossexuais pela vossa própria palavra pois isso tem um preço muito elevado, Deus é dono da verdade e só ele sabe como pessoas como os homossexuais sofrem todos os dias neste mundo miserável e condenado pela ignorância.

      Excluir
  23. Renato HOFFMANN, ficaram duvidas sobre algumas coisas que ha no estudo apresentado. Mas uma das que eu gostaria de uma definição, é sobre o que é prostituição, prostituto e prostituta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prostituto(a) faz:
      pros·ti·tu·i·ção |u-i|
      (prostituir + -ção)
      substantivo feminino
      1. Acto ou efeito de prostituir.
      Fazer.

      2. Actividade de quem obtém lucro através da oferta de serviços sexuais.
      - Têm que ser voluntária e consciente.

      3. Vida desregrada de devassidão. = LIBERTINAGEM
      - Vida libertina sem compromisso.

      4. O conjunto das pessoas que se prostituem.
      - Vendem-se por muito, pouco ou nada (só pelo prazer).

      5. Profanação.
      - Algo errado aos olhos de Deus.

      6. Servilismo degradante.
      Humilhante e desonroso.

      Prostituto(a) faz:
      pros·ti·tu·ir |u-í| - Conjugar
      (latim prostituo, -ere)
      verbo transitivo e pronominal
      1. Oferecer serviços sexuais com o objectivo de obter lucro.
      Ganho de algo em troca.

      2. Perder ou tirar a dignidade. = AVILTAR, DESONRAR, REBAIXAR.
      Sem dignidade.

      3. Colocar interesses materiais à frente de princípios ou ideias.
      Só pelo mero prazer carnal.

      verbo pronominal
      4. Ter a prostituição como modo de vida.
      Viver a vida vendendo ou dando o corpo por prazer ou algum tipo de lucro.

      Da próxima vez utiliza um dicionário do google, hoje em dia se tem fácil acesso a informação.

      Excluir
  24. A prática sexual com o parceiro seria só depois do casamento?

    ResponderExcluir
  25. A prática sexual com o parceiro seria só depois do casamento?

    ResponderExcluir
  26. Nunca li tanta heresia em um texto só.....sério!
    Cara, carinhas, querem corromper seus próprios corpos? Façam!
    Agora, não precisam se justificar usando a bíblia distorcendo o que está claro (Homem com homem em suas paixões) para se justificarem!
    Pra mim penso: Se querem se justificar inventando justificação com a própria palavra de Deus é porque estão com suas mentes pesadas....
    se assim não fosse, estariam vivendo a vida de sodomia que tanto curtem.,.....não lhes é claro que a bíblia também fala sobre a lascividade? Os lascivos não entrarão no reino de Deus?
    Usem o bom senso............seu corpo é o seu maior bem, o maior tesouro!
    Usar e abusar do corpo alheio é pecado! Respeitem seu próprio corpo!
    é nele que moram........ se o correr qualquer contaminação por causa da sua lascívia jamais encontrarão outro corpo sadio para si..........amem-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma características de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade. - Sedução.

      Olha deverias lavar a boca antes de falar dos outros pois podes ir para o inferno só por falar a tua opinião sem ter consideração pelos outros, amor sempre em vista.

      1. Em primeiro lugar homossexuais que se vendem são prostitutos, homossexuais que se casam são pessoas respeituosas que só querem ser felizes com o seu parceiro como qualquer heterossexual com a sua parceira, tirando o fato de casar por interesse é claro e outros fatores obscuros.
      2. Para os homossexuais o fato de gostar e se excitar com homens é natural e não anti natural, pois nasceram assim, igual que tu não tens tesão por homens, homossexuais não têm por mulheres, só os bissexuais.
      3. Deus quer que todas as pessoas amem o próximo como um irmão, porque todos somos irmãos e não devemos criticar nem julgar os outros; da próxima vez dá uma critica construtiva e não destrutiva.

      Excluir
  27. Desculpa mas li e reli e não entendi a parte do "uso natural" ou "contrário à natureza" (risos). Do meu ponto de vista esse "uso natural" seria o de uma relação natural (de respeito e amor) por um "contrário a natureza" (para propósitos obscenos, ou num linguajar bem claro e me perdoem a expressão: putaria). E para mim esse texto atualmente é aplicável, embora não tenhamos cultos que envolvam rituais sexuais, porem à idolatria à carne, o ver o próximo como objeto de desejo ainda é muito grande, inclui-se também os heteros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, natural ali era conforme as convenções sociais e não in natura, cortar cabelo pra o homem é natural... (embora isso é um fato social), mas natural naquela época era o fato social estabelecido.

      O respeito e amor, dento de uma sociedade de pátrio poder, não têm essa simbologia romantizada, se você vive dentro de uma casa onde se ha um dominus seu corpo, sua vontade, pertencem a ele.

      Daí se tem o estatuto da pessoa que o texto trabalha...

      Excluir
  28. Deus é amor mais também Ele é justiça sobre aqueles que deturpa a palavra dele. E sobre todos vocês se não se arrependerem dos seus maus caminho preparem_se para a ira de Deus que vira sobre vocês. Ainda há tempo arrependei-vos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não te arrependes tu o pecador que apontas teu dedo ao teu próximo fazendo de ti como dono da verdade, ou não sabes que o dono da verdade é Deus. Todo o joelho se dobrara e sua justiça será feita pelo peso dos corações, pois todos são pecadores mas redimidos em nome do Senhor.

      Excluir
  29. Desculpe, isso não é um estudo com argumentos. Parece até pregação de pastor picareta querendo arrancar o dízimo do povo. Devemos analisar sim o contexto da escritura para interpretá-la, mas nos casos de instruções diretas e objetivas como a de Romanos, qualquer manobra para explicá-la é justificar o injustificável. As escrituras ensinam sobre o amor, mas para a mar o próximo não preciso ser penetrado por ele, nem penetrá-lo. Jesus morreu por todos, mas o sangue de Jesus só purifica aquele que desejar, carregando a sua (a do pecador) cruz e seguindoo a Cristo. Não há outro meio e que o Espírito de Deus toque e transforme os seus corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, chega a ser vergonhosa sua colocação, aqui, nesse comentário. Nos acusa de pregação barata e vem com esse papinho mole de apelo de culto dominical, que mais parece leilão de ofertas, para quem quer aceitar Jesus...

      Devemos analisar o contexto e interpretar as escrituras a partir do mesmo, caso contrário toda interpretação é nula, pois se sujeita ao fato social da época contemporânea do leitor e não a do escritor, a mensagem ganha outro significado, diferente da que teve no passado e dos significantes ali usados.

      Dito isto, recomendo que vá estudar mais...

      Excluir
    2. Exactamente, tu não tens que ser penetrado nem penetrar ninguém, nem sequer tens que tocar nem ser tocado por ninguém, só tens que guardar a tua vida ficando sozinho e seguindo um caminho de santidade até a tua morte. Deixa Jesus Cristo tocar teu coração, ele ficou sempre sozinho sem se casar, portanto segue-o e imita-o em tudo quanto ele fez em vida e não serás um hipócrita. Que Deus tenha misericórdia de ti o pecador que condenas o teu próximo pelas tuas próprias e arrogantes palavras.

      Excluir
  30. Quem são vocês na filado pão pra fazer interpretação da Biblia, pelo amor do criadora biblia é bem clara como a luz do sol Homosexualismo é abominavel e contrario a natureza de Deus, sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem somos nós, nós nos conhecemos, aliás, tenha certeza disso, mas já você é apenas um ser abominável!

      Excluir
    2. Isto é uma vergonha!
      (do criadora biblia) isso não existe...
      (da criadora bíblia) ai já é outra conversa.
      (é bem clara como a luz) isso também não existe...
      (é bem claro como a luz) está correto.
      Olha aprende a escrever e estuda a bíblia primeiro antes de falar aquilo que não sabes.
      É bem claro como a luz do sol que tu não sabes o que estas a falar, quando um ignorante fala só prejudica, melhor estar calado do que falar aquilo que não se sabe!
      Contrario a natureza são os pobres dos homossexuais que são mortos por homofóbicos que não entendem nem querem entender, fazem-se donos da verdade indo contra a bíblia e matando seu próximo como se de lixo se tratasse, como se os homossexuais tivessem culpa de ser assim.
      A bíblia quando foi traduzida, muitas traduções não foram bem feitas e textos foram perdidos e queimados pelo Vaticano há anos atrás, Deus tenha misericórdia e que o Espírito Santo guie a humanidade a santíssima verdade.

      Excluir
  31. É, o diabo está bom em interpretar trechos bíblicos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diabo é aquele que quer destruir a humanidade.
      Supostamente isso não seria ajudar os homossexuais ou seria?
      Talvez quando um homossexual morre ele chora, ou talvez faça uma festa?
      Eu acho melhor teres cuidado com essa tua língua antes de falar baboseira, pode ser que Deus tenha feito esta interpretação da bíblia para o publico e tu estejas a difama-lo como antes faziam a Jesus Cristo dizendo que ele fazia milagres pelos demónios!

      Excluir
  32. Mais um filho do diabo,fazendo aquilo que lhe é peculiar MENTINDO !Tentando distorcer a verdade de Deus, ensinando a mentira...
    A Sodomia é um ato contrário ao proposito da criação!
    "Crescei e multiplicai", a primeira ordem de Deus ao ser humano conjunto , pode ser cumprida com "sexo "no ânus?
    Deus chamou o ato homossexual de "torpe", de "abominavél" "digno de morte".
    Você conhece a palavra de Deus, e vai pagar caro, por tentar distorce-la com a "sabedoria' humana!
    Lembre-se "é nescessário que venha o escândalo, mais ai daquele que , provoque o escândalo"!
    O seu castigo vai ser grande! Você além de viver em pecado, ainda tenta ensinar os outros a pecar! Coríntios 6:9-10
    “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?”
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” .
    Qual parte de Efeminados voc~e não entende?
    Efeminados/homossexuais passivos ou ativos (tem modos próprios de mulher. / Adamado, amaricado, excessivamente delicado. / Frouxo, mole)
    os sodomitas/homossexuais passivos ou ativos (Habitante ou natural de Sodoma., Pessoa que pratica a sodomia, Perversão sexual; coito anal; pederastia, Práticas sexuais entre homens; homossexualismo masculino)
    Para de se enganar! YHWH criou a mulher para home, e disse que "era muito bom'!
    Não vai ser você, que vai dizer a ele, que fazer sexo no aparelho excretor, fedorento e cheio de meR**@ de outro homem, é melhor do que o lugar próprio criado por ELE!Não! Não é ...Você está sobre e debaixo da influência de Satanás, e está certamente trabalhando para glória dele. Não foi Satã quem tentou divirtuar a Palavra , até com o proprío Jesus Cristo?
    Arrepende, enquanto você pode, seu fim será terrivel.

    Sua punição vai ser severa , pare de mentir ás pessoas, para de ajudar a empurar o fraco para cair no inferno mais rapido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que entendeu que, aqui, nesse blog, nós entendemos de Escrituras, de Bíblia e isso é bom, entretanto, já você não entende muito. Usa o texto de Corintios, aliás nós temos um estudo sobre esse uso de efeminados que está contido no seu discurso de forma distorcida e repugnante.

      Infelizmente, você é uma pessoa amargurada e que tem muito ódio no coração, não é capaz de dialogar com o texto bíblico proposto, pois falta-lhe o conhecimento e faz o que as pessoas de seu padrão (convencionalmente baixo) fazem....

      Para todos esses textos citados já demos a resposta. Infelizmente, você não consegue argumentar minimamente e passa ao ataque que revela toda sua angustia e pesadelo. Deve ser horrível viver perto de você.

      Enfim, vou deixar seus comentários aí para que as pessoas possam ver o tipo de pessoa vil e fazia que você representa.

      Excluir
    2. Jesus Cristo não deixou herdeiros e não é por isso que foi para o inferno.
      Usando a palavra azul no teu nome deverias de ter um pouco mais de respeito, pois o azul é sagrado.
      A palavra torpe significa cometeu algo mau, não é por o homossexualismo que Deus os condena, é pela prostituição.
      Não erreis: (efeminados, nem os sodomitas), estas palavras estão mal traduzidas, malakoi não é efemeninado mas sim devasso e arsenokoitai não significa sodomitas mas sim prostituição.

      É verdade que o anus não é o melhor sitio, mas sendo bem higienizado pode ser, o ponto G do homem está mesmo detrás da parede do intestino grosso e quando um homem é penetrado pelo anus ele pode chegar ao orgasmo.
      Nas mulheres acontece o mesmo mas em diferente sitio e maneira, o ponto G fica na parte de dentro da vagina na parte de cima, quando uma mulher bate com sua vagina noutra ela pode chegar ao orgasmo, esses exemplos são exemplos de sexo homossexual que é possível.
      Quem pós o ponto G lá foi Deus, não foi mais ninguém.
      O sexo homossexual existe desde sempre, mesmo antes de Jesus.

      Um Pouco De História:
      Antigamente quando homossexuais tinha relações sexuais sem proteção os restos de fezes faziam que o pénis tivesse um cheiro peculiar característico único da pessoa que o homossexual ativo teria penetrado, assim outros machos ou fêmeas não se achegavam a ele mesmo que ele lavasse muito bem o seu pénis; quando o homem ativo ejaculava dentro do homem passivo aquilo também deixava um cheiro peculiar característico único da pessoa (homem ativo) mesmo que bem lavado, o que também fazia com que outros machos ou fêmeas não se acercassem.
      Embora os homens não sejam cães eles inconscientemente conseguem sentir cheiros que os aproximam ou afastam do que poderiam ou não ser futuros parceiros para uma relação.
      No reino animal também se vê muitos exemplos de homossexualidade, a homossexualidade é algo que ainda esta a espera de ser muito bem explicado pela ciência.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Eles só vão acreditar quando a hora da morte chegar.
    Quando o corpo dele estiver debaixo da terra; a alma vai querer
    Voltar para o corpo,só que a alma não vai poder ,porque o corpo estar debaixo da terra. Se fosse um sonho que ele teve ai sim a alma ia poder voltar para o corpo porque o corpo estava na cama dele. Pense nisso

    ResponderExcluir
  35. Antonio Marcos segunda-feira, 18 de julho de 2016 21:18:00 BRT

    Quem postou esse estudo...foi usado pelo diabo.....

    Gente o Antonio Marcos comentou
    Quem postou esse estudo...foi usado pelo diabo.....
    Agora vejam o que falaram de Jesus
    EVANGELHO – Marcos 3. 22-30

    22 Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído por Belzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios”. 23 Mas, convocando-os, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24 Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar. 25 E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer. 26 E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá. 27 Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa”. 28 “Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; 29 mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno”. 30 Jesus falava assim porque tinham dito: “Ele tem um espírito imundo”.

    ResponderExcluir
  36. Romanos 1:18, a 32,

    A culpa da humanidade

    18 Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus.

    19 Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso.

    20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.

    21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.

    22 Eles dizem que são sábios, mas são tolos.

    23 Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão.
    24 Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros.

    25 Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!

    26 Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza.
    27 E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros.
    28 E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. 29 Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam

    30 e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, 31 são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. 32 Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem.

    NTLH

    www.bible.com

    ResponderExcluir
  37. Blá blá blá blá blá blá... Penso que, se tirar o prazer sexual carnal de tudo isso e SOBRAR ALGUMA COISA DE ÚTIL.... então tudo está valendo...

    ResponderExcluir

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.