A luta contra o câncer

Cientistas do Wistar Institute, no Estado da Filadélfia, mapearam a enzima responsável pela reprodução "infinita" das células cancerosas, dando um grande passo na criação de novos remédios para o tratamento de câncer, segundo estudo publicado na revista Nature.

Os cientistas conseguiram mapear a estrutura da parte mais ativa da telomerase, que, quando ativa, ajuda as células a se reproduzir, e que está em pleno funcionamento em nove a cada dez tipos de tumor.

A descoberta pode levar à criação de remédios que bloqueiem a enzima. Todas as células do corpo têm esse relógio natural, os telômeros, que diminuem cada vez que as células se dividem.

Depois de um determinado número de divisões, na maioria das células, os telômeros diminuem de tamanho chegando a um ponto em que não se dividem mais. O processo é responsável pelas mudanças no corpo durante o envelhecimento, quando a divisão das células diminui.

Algumas células, no entanto, como células-tronco embrionárias, usam a enzima telomerase para manter o comprimento dos telômeros, e muitos tumores "seqüestram" a enzima para alimentar seu crescimento indeterminado.

Efeitos colaterais

O pesquisador Emmanuel Skordalakes disse que o mapa detalhado ajudaria a identificar alvos moleculares para os remédios. "A telomerase é um alvo ideal para o tratamento de quimioterapia, porque está ativa em quase todos os tumores humanos, mas inativa na maioria das células normais", diz ele.

"Isso quer dizer que um remédio que desative a telomerase provavelmente funcionaria contra todos os tipos de câncer, com poucos efeitos colaterais".

"A telomerase controla a evolução dos cânceres e é uma característica chave das células cancerosas humanas", disse o professor Rob Newbold, da Brunel University, em Uxbridge.

"A idéia é que, desta maneira, que você pode transformar células cancerosas imortais em mortais, bloqueando a telomerase". Segundo ele, a descoberta da estrutura é "muito importante" e certamente ajudará na fabricação de novos remédios.
Fonte: Site Terra

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas na semana

Oito motivos para ter uma chuca portátil

Levítico 18,22. 20,13

Romanos 1,18-32

Bluetooth para pegação gay

Namoro Gay