quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Arcebispo de BH é novo membro da Congregação para Doutrina da Fé

CNBB


O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi nomeado pelo papa Bento XVI membro da Congregação para a Doutrina da Fé.

"O ato do papa é uma deferência e demonstração de confiança e reconhecimento para com a Igreja no Brasil, com a CNBB e a Arquidiocese de Belo Horizonte", disse dom Walmor, único brasileiro a integrar a Congregação.


Segundo o jornal O Estado de Minas, o comunicado oficial foi feito esta semana pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone.
"Trata-se de uma das congregações mais antigas, remontando aos tempos medievais. Ela tem a tarefa de zelar pela Igreja, a verdade da fé e a fidelidade aos seus princípios. Trabalha com o que a Igreja crê e ensina", declarou o arcebispo ao jornal O Estado de Minas.

"As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural", explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo.


Na CNBB, ele preside há seis anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Obs. A Congregação para Doutrina da Fé é o ANTIGO Tribunal do Santo Ofício (que foi renomeado após o Concílio Vaticano II), aquele que condenava os hereges à inquisição.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz, pelo Dom Walmor, O arcebispo da minha região...

    O que me entristece é que você precisou relatar o fato do antigo tribunal, sendo que o nosso antigo e falecido Papa, João Paulo já havia pedido desculpas a humanidade pelo que foi feito pela Igreja naquele tempo.

    Acho que o melhor pra você, dono do blog, é se preocupar somente com a sua ideologia, com sua religião. É muito bom criticar, mas ser criticado é tão ruim. Mas não me incomoda muito o fato de evangélicos procurarem saber sobre a Igreja Católica, visto que é normal entre vocês. Uma vez fui a um culto na igreja do meu namorado em que a pastora ficou apenas falando da Igreja Católica. Se eu estivesse em seu lugar, nem dava muita idéia pra Igreja Católica porque eu nunca vi um padre citando dua igreja, de tanto que isso tem importância.

    Eu fico é triste por você, que sem dúvidas deve ficar sustentando um Pastor, mais a mulher dele e seus filhos.

    Provavelmente meu post nem deve ser aprovado, mas não precisa, só de já ter lido...

    ResponderExcluir
  2. Bem, anônimo católico, acho que você se equivoca muito em relação ao mérito das coisas, do que eu deva me preocupar ou não. Como você faz um juízo de mérito, eu, da mesma maneira, vou me expressar meritoriamente nos mesmos pressupostos em que você se confunde.

    João Paulo II pediu perdão à humanidade pelas atrocidades e barbáries cometidas pelo TRIBUNAL DO SANTO OFICIO em nome da Igreja, e o que DE FATO mudou? Qual foi a conseqüência imediata do pedido de perdão do papa pela sangria daquela época? Nada mudou! A Igreja pede perdão, pois historicamente é mal vista, contudo, na prática, ela continua inquisitória, intolerante, perseguidora... Basta ver o atual papa em relação aos homossexuais, chegando a, inclusive, opor-se nas questões de se retirar as relações homossexuais dos códigos penais de diversos países, quando foi proposto pela ONU. O vaticano, em nome de SUA SANTIDADE opôs-se veementemente. E o que falar do uso da camisinha, na África, quando lá esteve? Pede perdão, chora lágrimas de crocodilo, os ingleses veem , e a Igreja persegue na práxis, grande mater!

    Bem, não posso apenas voltar os olhos às questões da minha religião, e fingir que as outras não existam, isso seria anti-teológico , também, não posso deixar de olhar para Igreja Católica, uma vez que ela se intromete na sociedade laica, e na política dessa sociedade, muitas vezes, envenenando a lei e o Direito, em nome de uma moral hipócrita e carcomida pelas traças que habitam o vaticano, e que correm as túnicas papais... Assim sendo, se a Igreja se intromete na vida da sociedade brasileira, ela não pode exigir para si, que a mesma sociedade se queda inerte em relação às questões dela. Quanto você não ter visto padre algum falar de evangélicos, deve ser pelo fato de, ultimamente, você estar freqüentando templos evangélicos em detrimento da igreja católica, daí, pelo óbvio, você só poderá ver pastores falando e não padres... Afinal o que você estava fazendo num culto evangélico num bairro qualquer de Belo Horizonte, sendo você católico (a)? BH não tem templos católicos? O que você faz num blog EVANGÉLICO? Os Fiéis de sua Igreja não têm blogs? Olha você nunca viu um padre falar mal de evangélico, pelo fato de você não freqüentar missa, e sim cultos! Soli Deo Gloria...

    Agora quanto ao fato dos evangélicos sustentarem pastor, esposa e filhos, pelo menos eles sustentam algo que eles têm certeza! Que eles sabem que são de fato... Diferente da igreja católica, em que o fiel sustenta o padre, o garoto de programa do padre, o boyzinho da esquina e os amiguinhos dele, e o motel para onde eles vão, fora dos olhares da comunidade. E depois, na missa de domingo escutam o padre falar mal dos gays! Santa hipocrisia...
    Contudo fico feliz por d. Walmor. Aliás gosto de padres, e já fui amiguinho de um...

    ResponderExcluir

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.