Reforma, meu suplício teológico!

ref

Sábado, saí de uma reunião, em que foi definida às disciplinas que lecionarei, na faculdade de teologia, semestre que vem. Por muito tempo não trabalhava com uma cadeira curiosa: TEOLOGIA REFORMADA. E, por ironia, ela caiu sobre mim novamente.

A primeira vez que me envolvi com essa disciplina, sendo dela tutor, foi em uma faculdade evangélica, e senti-me o próprio Serveto ao final do curso! Todos pensam que por ser eu luterano e teólogo a coisa flui sem maiores dificuldades, contudo, eu sou LUTERANO E TEÓLOGO, assim, nunca fui romântico em relação à Reforma. Também, em relação aos outros professores da disciplina, prefiro o exílio a chamar qualquer um deles de heróis da fé! E, logo veio à acusação: “ele salva Lutero e condena todos os outros!”, entretanto nem Lutero eu salvo! Embora tenha por ele algum respeito.

Quando sábado meu nome foi indicado à cadeira, eu fiquei descontente, argumentei dizendo que não seria ideal, uma vez que não dissocio a Reforma do seu caráter político, que teologia para mim não se faz fora da cultura e do momento cultural de uma sociedade. Assim, aquilo que é central para alguns seminários (como na escola bíblica dominical): o reforço de uma visão mística e romântica do sola fide, sola gracia, sola scriptura, solus christus et soli Deo gloria, para mim não está separado do envolvimento da fé com as questões do Estado, da política e seus desdobramentos.

Bem, fui voz vencida! E hoje apresentei a reformulação do currículo da disciplina, na esperança dele ser negado, para eu pedir a nomeação de outro para cadeira. Contudo, o currículo passou! E de cara foi aprovado uma lista de reivindicações como conteúdo programático para contextualizar o período e a Reforma ser debatida.

Vou procurar disponibilizar alguns textos de algumas aulas aqui, sempre é bom falar de Reforma, desde que você não seja dela o Serveto!

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas na semana

Oito motivos para ter uma chuca portátil

Romanos 1,18-32

Levítico 18,22. 20,13

Namoro Gay

Bluetooth para pegação gay