sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma bela cultura



Uma vez, lendo sobre o candomblé, fiquei curioso com toda a tradição envolta nessa religião, aliás, o próprio nome CANDOMBLÉ, segundo a fonte, à época, consultada dizia ser a tradição (costume) da casa do negro.
Costume que foi demonizado pelo cristianismo, algo do tipo: tudo que vem do negro ou é do demônio (sua religião) ou não presta (seu ethos, seu sitz im Leben), como sou curioso, nunca deixei que a "cultura cristã" ditasse a verdade cega e por ela mesma. Assim, acabei dentro de um TERREIRO para uma festa magnífica, musicalizada, dançada, cantada, em que todos se integram e são integrados.
Estou, dessa forma, hoje, postando esse filme, que fala dessa tradição da casa dos negros, ou seja, o candomblé, enraizado na nossa cultura brasileira, excomungado pela tradição cristã, mas resistente e fiel aos princípios da África, da terra, da natureza, da própria identidade violada, mas não sucumbida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.