Escola de samba de favela carioca ganha banheiro GLS


Medida semelhante foi criticada pelo movimento LGBT, que considerou a medida uma forma de segregação



Publicação: 19/09/2011 17:46 Atualização:



CARNAVAL 2012: XANGÔ - REI DE OYÓ - O ORIXÁ DA JUSTIÇA 



Tem para ele, ela e GLS. Na Cidade de Deus, favela da zona oeste do Rio, os diretores da escola de samba Mocidade Unida de Jacarepaguá decidiram criar um banheiro exclusivo para o público LGBT. A pedido, segundo eles, de homossexuais da comunidade, que eram discriminados.


A ideia não é inédita. Em janeiro, casou polêmica a inauguração de banheiro GLS na recém-reformada quadra da Unidos da Tijuca, vice-campeã do Carnaval deste ano no Rio. As críticas partiram de integrantes do movimento LGBT que encararam como uma forma de segregação. Na Cidade de Deus, o banheiro GLS também fica na quadra da escola, que costuma lotar aos fins de semana nos bailes funk, shows de samba e sertanejo.


O presidente da Mocidade Unida, Roberto Valeriano dos Santos, o Beto, de 32 anos, comemora o toalete como uma das realizações de seu mandato, iniciado em maio. Mas não entra no banheiro. "Só quando o pessoal da limpeza vem", disse.


Beto contou ter sido procurado por homossexuais da comunidade, principalmente travestis, que cobraram a criação do banheiro. "Diziam que, se entrassem no banheiro feminino, as mulheres faziam um escândalo. No masculino, eram xingados, ameaçados de agressão", disse Beto.


Por dentro, o banheiro é como outro qualquer - ao contrário do GLS da Unidos da Tijuca, decorado com borboletas e "temas alegres", segundo a assessoria da escola.


"Falta o espelho, vamos colocar. Agora estou sendo cobrado: 'No banheiro das mulheres tem espelho, cadê o nosso?'", disse Beto. A parede do das mulheres é rosa; a do GLS, branca, como a do masculino. "Mas em breve será pintada com as cores do arco-íris" prometeu o presidente da escola.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas na semana

Levítico 18,22. 20,13

Oito motivos para ter uma chuca portátil

Prayers for Bobby (Orações para Bobby)- Legendado em PORTUGUES

Romanos 1,18-32

Namoro Gay