terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mulher é condenada a chibatadas por dirigir na Arábia Saudita, diz Anistia


Duas outras mulheres estariam enfrentando processos semelhantes.
Na prática, mulheres são proibidas de dirigir veículos no reino.



Um tribunal da Arábia Saudita sentenciou uma mulher local a dez chibatadas por desafiar a proibição de mulheres ao volante no reino, informou nesta terça-feira (27) a Anistia Internacional.
A sentença foi divulgada dois dias depois de o Rei Abdullah ter garantido às mulheres o direito de votar e concorrer nas eleições municipais.
Philip Luther, diretor regional da Anistia, criticou a punição "cruel" e disse que o reino muçulmano ainda precisa avançar nas "reformas" prometidas;
Duas outras mulheres estariam enfrentando processos relacionados à direção, segundo a Anistia.
Não há lei formal na Arábia Saudita proibindo as mulheres de dirigir, mas existe uma lei que exige que os cidadão tenham carteiras emitidas regionalmente. Como elas não são emitidas para mulhere, isso, na prática, as impede de dirigir.
Em maio, protestos tomaram o país, e algumas mulheres exigiram o direito de dirigir. A campanha ganhou as redes sociais.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.