terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Pastor da dieta" foi denunciado pelo MPF por crimes tributários

pastor Flamarion Rolando


O pastor Flamarion Rolando, da 1ª Igreja Quadrangular de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, foi investigado em 2008 por crimes contra a Receita Federal. Acionado pelo órgão, o Ministério Público Federal (MPF) informou que acompanha desde o primeiro semestre deste ano, o pagamento do parcelamento de uma dívida do líder religioso com o Fisco.

Na Igreja Templo dos Anjos, no bairro Barroca, na região Oeste da capital, onde a oração do emagrecimento instantâneo também é colocada em prática, o pastor do templo Jerônimo Onofre da Silveira também já foi alvo de investigação. Em 2006, o Ministério Público denunciou Silveira pelos crimes de desvio e lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

De acordo com uma funcionária da igreja da capital, um pastor teria sido beneficiado pelo milagre. "O pastor Fernando emagreceu demais com a oração!", contou a secretária da igreja Isabella Taborda. (ACO) 



Uma oração fervorosa finalizada com um sopro é a nova promessa de emagrecimento instantâneo de um pastor de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Pelo menos 60 pessoas teriam testado o exercício de fé na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade, durante os cultos do líder religioso Flamarion Rolando. O ritual consiste na convocação de grupos de três a cinco fiéis, acima do peso, até o altar do templo para uma reza. No fim do ritual, Rolando sopra os participantes.

O funcionário da igreja Raí Campos Malta, 19, garante que a prece funciona para quem acredita no poder da oração. Mas não é feita para quem quer ficar com o corpo sarado. Para receber o privilégio, de acordo com Malta, as pessoas são selecionadas "a dedo" pelo pastor. "Não é para a pessoa ficar bonita como a Gisele Bündchen, mas pra tratar da saúde", afirmou.

O pastor Fausto França, da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Varginha, no Sul de Minas, confirma o "milagre" conseguido pelo colega. França afirmou já ter presenciado o emagrecimento de uma mulher atendida pelas preces de Rolando. "Precisaram arrumar roupas para ela ir embora. Parece que Deus deu um corpo novo a ela", contou.

Rolando atua há nove anos na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular e, segundo funcionários do local, o suposto sucesso da oração teria inspirado pastores de outras cidades a usarem a fórmula da perda de peso com seus fiéis. "Numa outra igreja, dizem que um homem caiu e, quando levantou, tinha emagrecido 30 kg", contou Malta.

O pastor Flamarion Rolando foi procurado pela reportagem, mas informou, por meio de um colega da igreja do Vale do Rio Doce, que não teria interesse em falar sobre o assunto.

Descrença. O médico João Gabriel Marques Fonseca, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ironizou a iniciativa do líder religioso afirmando que a única chance de uma pessoa perder peso instantaneamente é se ela cortar um pedaço do corpo. "Não há como o corpo manipular gordura de uma forma tão rápida. Um piloto de Fórmula 1, por exemplo, pode perder até cinco quilos durante uma corrida", explicou o médico, que há 35 anos acompanha pacientes com obesidade.

Para o especialista, o que acontece com frequência é a pessoa perder peso a partir da sugestão de alguém em quem confia. "Muitas pessoas, independente do ritual, aceitam o conselho de um amigo, de um pastor ou de um médico e passa a comer menos, reduzir a sua ansiedade e se exercitar. Aí sim, ela pode emagrecer", afirmou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.