sábado, 29 de maio de 2004

CRONOLOGIA-A evolução do casamento gay pelo mundo




-- Junho de 1989 -- A Dinamarca aprova uma lei que permite aos homossexuais registrar uma união com os mesmos direitos de moradia, pensão e imigração de casais heterossexuais.

-- Agosto de 1993 -- A Noruega se torna o segundo país a permitir a união oficial de gays e lésbicas, dando-lhes praticamente os mesmos direitos dos casais comuns.

-- Junho de 1994 -- O Parlamento sueco aprova uma lei permitindo casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Segundo essa lei, homossexuais podem se casar em cerimônias semelhantes ao casamento tradicional civil, mas os parceiros não podem adotar filhos ou fazer inseminação artificial.

-- Março de 1995 -- A Corte Constitucional da Hungria derruba uma lei que impedia o casamento de homossexuais, fazendo da Hungria o primeiro país do Leste Europeu a garantir direitos de união a casais gays.

-- Junho de 1996 -- O casamento entre pessoas do mesmo sexo é aprovado na Islândia.

-- Dezembro de 2000 -- A Holanda aprova em caráter definitivo leis que permitem que casais homossexuais não apenas se casem, como adotem crianças. A união entre homossexuais era reconhecida desde 1998, mas não incluía o direito de ter filhos.

-- Agosto de 2001 -- O primeiro-ministro conservador da Austrália, John Howard, descarta a adoção de casamentos homossexuais no país.

-- Julho de 2002 -- A Alemanha permite a casais gays registrar sua união diante de autoridades civis, obtendo alguns dos benefícios sociais de casais heterossexuais.

-- Junho de 2003 -- A Bélgica passa a ser o segundo país, depois da Holanda, a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sem restrições.

-- Junho de 2003 -- A Grã-Bretanha abre a possibilidade de permitir a casais gays formalizar a união como "união civil."

-- Julho de 2003 -- Dois argentinos se casam e se tornam o primeiro casal gay da América Latina a se beneficiar de uma nova lei legalizando uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

-- Fevereiro de 2004 -- Nos EUA, o prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, desafia a lei estadual e suspende a proibição de casamentos gays. Em 2000, Vermont havia se tornado o primeiro Estado norte-americano a admitir uniões civis entre gays, com quase os mesmos direitos que o casamento tradicional.

-- Fevereiro de 2004 -- O presidente dos EUA, George W. Bush, pede ao Congresso que apóie uma emenda constitucional que proibiria os casamentos homossexuais em todo o país. No entanto, ele deixa a porta aberta para que os Estados regulamentem uniões civis gays.

-- Março de 2004 -- A Suprema Corte da Califórnia ordena que San Francisco pare de realizar casamentos gays. Mais de 4.000 casais já haviam se unido oficialmente até então.

-- Em Boston, a Assembléia de Massachusetts, em resposta a uma decisão judicial que permite os casamentos homossexuais, dá o primeiro passo para emendar a Constituição do Estado, de modo que ela proíba casamentos gays, mas permita uniões civis de pessoas do mesmo sexo.

-- 17 de maio de 2004 -- Os primeiros casais homossexuais se casam legalmente em Massachusetts, que se torna o primeiro Estado norte-americano a permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.