terça-feira, 24 de maio de 2005

Aos comentaristas...

Dentre os comentaristas deste blog, a maioria deles nasceu ouvindo a pregação sobre o AMOR ensinada pelo ser supremo, o Cristo. E o que mais me espanta é saber que o tempo passou e "mensagem do amor" não atingiu seu potencial, assim como a ignorância continua preponderante em nosso meio, ou seja, as pessoas "cristãs" não conheceram o verdadeiro amor incondicional e inclusivo de Jesus, antes aprenderam sem nenhum esforço o comportamento farisaico, com seus tenebrosos olhares de soslaio, repúdio, nojo, desprezo... Porque será que é mais fácil julgar o comportamento do próximo a amar sem reservas, sem exigir nada em troca? É intrigante perceber que durante todo o tempo que passamos dentro da igreja não aprendemos a lidar com o amor ágape, o que diremos, pois, de um assunto polêmico como a homossexualidade que sempre foi encarada como o esgoto da sociedade e interpretada de forma descontextualizada pelos mais nobres religiosos? A melhor saída não seria fazer um estudo acurado sobre a temática antes de emitirmos uma opinião antecipada, ultrapassada, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos?

A meu ver, deixar de ser gay ou lésbica é tão fácil quanto deixar de ser hétero! Alguém se habilita? Ninguém escolhe ser hétero, assim como ninguém escolhe ser homo, isso não é apenas uma opinião, é um fato comprovado pela APA (Associação Psiquiátrica Americana - 1973), Conselho Federal de Medicina do Brasil (CFM - 1985), Conselho Federal de Psicologia (CPF), Organização Mundial de Saúde (OMS - 1993).

Os cristãos héteros sempre se acharam os melhores, os escolhidos, os herdeiros preferidos de Deus. Aos gays ficaram as sobras, os restos, os guetos, a opressão, a condenação e a marginalização. O homossexual é "abominação", é "promiscuo", é "pecador", "não" é filho de Deus!... Antes de julgar, algum hétero gostaria de sentir na pele o que um homossexual sente todos os dias gratuitamente? Quem em sã consciência ESCOLHERIA nascer na pele de um homossexual? Quem ESCOLHERIA o preconceito, a discriminação, as sobras, os sentimentos de culpa, de desprezo? É tão fácil assim ABANDONAR o "pecado" da homossexualidade e se "transformar" num hétero? Felizmente só acreditarei nesta possibilidade no dia em que um hétero provar que é tão fácil "deixar" de ser hétero e se "transformar" num homo.

Falta à igreja do século XXI vontade de encarar a homossexualidade como um assunto que ultrapassa as lentes do preconceito e alcança o amor infinito de Jesus. Infelizmente o assunto ainda é tratado tal como em Levítico 18:22, e esse é um grande erro, afinal, a interpretação literal da Bíblia não mais advoga temas polêmicos como a escravidão (Efésios 6:5-9; Colossenses 3:22-4:1; 1 Tim. 6:1-2; Pedro 2:18); Os pregadores de hoje não mais encorajam as pessoas a furar-lhes os olhos ou cortar-lhes as mãos, muito embora as palavras literais de Jesus sugiram este remédio para a tentação (Mt. 5:22-30); Estes pregadores geralmente admitem o divórcio, embora os ensinamentos de Jesus, tomados literalmente, o condenem (Mateus 5:32; Marcos 10:1-2; Lucas 16:18). Eles permitem que as mulheres ensinem nas igrejas (1 Timóteo 2:11-14), usem roupas claras e jóias (1 Timóteo 2:9-10; 1 Coríntios 11:1-16), embora a Bíblia o proíba de maneira clara. A abordagem literal é praticamente forçada a ser seletiva em sua aplicação dos ensinamentos bíblicos para evitar algumas situações aceitáveis. É por isso que, sem mudar as regras no meio do jogo, a abordagem literal não pode utilizar a Bíblia para responder às questões mais prementes de nossos dias.

Não podemos fechar nossos olhos para a realidade, usando as escrituras de maneira literal para justificar nossos preconceitos. Se assim fosse, a Bíblia literal deveria continuar sendo usada para justificar a segregação racial, a opressão sexista das mulheres, a negação do divórcio, entre outras coisas ridículas que o tempo se encarregou de acertar...

O que me deixa maravilhado é saber que Jesus veio ao mundo para nos mostrar um caminho a ser seguido. Ele fez alguns acertos e nos deixou um modelo a ser seguido. E o mais interessante é que Ele poderia ter feito vários comentários sobre o tema, no entanto, a menção que Ele fez sobre o pecado de Sodoma e Gomorra foi a rejeição dos mensageiros de Deus (Mt. 10:5-15). O paralelo entre o Evangelho e Sodoma é o coração fechado que rejeita o estrangeiro, a maldade daqueles que não dão boas-vindas aos arautos divinos (Ez. 16: 48-49).

O maior pecado da igreja é rejeitar, através do preconceito, aqueles por quem Jesus derramou cada gota de sangue. A igreja precisa concientizar-se de que não pode afirmar ser o Corpo de Cristo, se deixar de aceitar todos aqueles que seriam bem-vindos pelo Cristo.

O que mais me envergonha é saber que as igrejas cristãs, em sua totalidade contribuem de modo preponderante para que o ódio aos homossexuais continue em sua pauta, basta lermos as mensagens postadas aqui para comprovarmos o óbvio. A Bíblia supostamente, através de uma leitura descontextualizada, condena a homossexualidade e algumas pessoas interpretam isso como que a Bíblia justifique o ódio e crueldade contra gays e lésbicas, judeus, mulçumanos, negros, mulheres...

O assunto homossexualidade é demasiado complexo para ser tratado apenas com citações bíblicas e visão superficial. É preciso considerar também os fatos históricos, culturais, filosóficos, psicológicos, sociológicos, médicos, espirituais e pessoais.

por Wallace Ximenes

"Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes cuidai em não por um tropeço diante de vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda. Sei, estou convencido no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura" Romanos, 14:13-14.

terça-feira, 17 de maio de 2005

A INTERVENÇÃO NA IGREJA BATISTA DE GOIÁS



Na mesa de um bar na Avenida Olegário Maciel, em Belo Horizonte, discutíamos o acontecimento de Goiás. Alguns contra a decisão da justiça de intervir nos assuntos internos de uma igreja; no caso, a 1ª Igreja Batista de Goiás. Eu, como sempre, adorando a decisão.


Não sou anticrente, não sou anti-Evangélico ou qualquer coisa segundo esse conceito. Entretanto, não posso ignorar a arrogância como estes vêm se colocando diante a sociedade. Opinam sobre tudo e todas as coisas, votam em candidatos próprios, segundo interesses particulares; basta lembrarmos dos Garotinhos (Anthony e Rosinha) no Rio de Janeiro, que se elegeram respectivamente, usando da propaganda ideológica do ser crente, evangélico ou cristão. Querem participar de todo o bolo e estão por toda a festa, mas não querem ser importunados! A forma de inserção do movimento Evangélico no Brasil é algo semelhante à ditadura... eles impõem seus conceitos, exigem dos outros, mas não gostam e, não admitem o questionamento da mesma sociedade na qual postulam suas reivindicações.


O ocorrido na Igreja Batista foi algo singular... bom para lembrar aos Evangélicos que nenhuma denominação religiosa, seja ela de qual credo for, está acima da constituição, ou das leis e das responsabilidades da vida em sociedade. E que, cada dia mais a sociedade brasileira vem aprendendo a viver a cidadania; seus deveres, seus direitos garantidos pelo Estado democrático de direito. E aqui o gostinho de ver a contradição dos Evangélicos, que querem eleger seus pastores aos cargos do Executivo, Legislativo e Judiciário, mas quando um dos três poderes resolvem a fazer o direito dos cidadãos valer, seja em que instancia for, e sendo contra os interesses da fé deles (da igreja em questão), logo não demora para escutarmos que o ESTADO DEVE SER LAICO!!!!!


Devemos ter esses fatos como são; a verdadeira face dos Evangélicos, que se arrastam pela hipocrisia do grito do laicismo, quando seus interesses são contrariados pelos mecanismos reguladores da sociedade. Mas que não querem saber de Estado Laico, quando a tv vincula uma propaganda do Governo Federal, onde uma família aceita a homossexualidade de seu filho como ela é: NATURAL, NORMAL. Ainda, quando fazem campanha em massa para elegerem os nomes de possíveis representantes aos cargos públicos, onde em mente nunca está o povo, a população, mas apenas aquela Igreja, denominação com seus interesses escusos camuflados no discurso da salvação.

Por: Renato Hoffmann

quinta-feira, 5 de maio de 2005

ICET - Igreja Cristã Evangelho para Todos


Prezados irmãos e irmãs em Cristo!

Que a Paz esteja convosco!

Pela graça de Deus, iniciamos o ano de 2005 com mais uma grande vitória: o nascimento de uma nova comunidade cristã voltada ao segmento GLBT, onde convidamos a todos que venham louvar a Deus entre irmãos.

Sabemos da necessidade espiritual pela qual passam nossos irmãos, muitas vezes padecendo com a solidão, dúvidas e angústias...Por esse motivo, nosso objetivo principal é promover o reavivamento espiritual de cristãos que não se sentem amparados pelas igrejas e doutrinas existentes.

Não somos uma igreja gay, mas sim uma comunidade onde a raça, a cor, a religião e a orientação sexual não interferem num ato maior, que é o louvor a Deus. A maior lição que podemos ensinar e aprender é aquela deixada pelo Mestre: o Amor!

Convidamos você e seus amigos a celebrarem um culto conosco. TODOS serão sempre bem vindos!

Mais informações podem ser obtidas no email:
icet@uol.com.br

Que a Paz e a Verdade estejam sempre em vossos corações.

ICET - Igreja Cristã Evangelho para Todos
Reuniões: domingos - 19 horas.
Al. Br. de Limeira, 145 - 1o. andar - Centro - SP
Abençoando a diversidade!
ICET@UOL.COM.BR