segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

As coisas andam caindo em São Paulo- pensamentos sobre o teto da Igreja Renascer

Primeiro o avião da TAM, depois as obras do metrô e, agora, o teto da Igreja Renascer em Cristo.

As coisas em São Paulo andam caindo, contudo, em todas as reportagens que acompanho, e toda a divulgação da mídia não se é possível perceber algo que muito ajudaria à população. Falo do esclarecimento sobre as devidas indenizações. Pode parecer bobagem, mas não é! Muita gente não sabe, mas em todos esses casos de desabamentos e quedas de coisas há uma RESPONSABILIDADE, que não trará as perdas de vidas humanas novamente, mas que ajudará na condução da minimização das perdas daqueles que sofrem.

Resolvi escrever sobre isso, pelo fato de uma preocupação, muito intrigante, das partes das lideranças, que manifestaram logo a ausência da culpa pelo ocorrido, apresentando os alvarás de funcionamento expedidos pela administração municipal. Não que estejam errados em assim proceder. Entretanto, às falas sobre as indenizações às vitimas ainda não vieram à baila, ou não se manifestaram com a mesma preocupação em afastar a culpa, o ato de se solidarizar com os custos das vitimas.

No grupo de discussões Gospel LGBT há membros que foram um dia arrolados na lista de fiéis da Renascer- sede- que desabou, e que prestaram solidariedade, nostálgica, dos bons tempos que lá passaram. E tenho certeza, que para todos envolvidos com o templo sede é algo doloroso, sofrível, angustiante...

Contudo, não posso concordar muito com a carta pastoral enviada pelos donos da igreja Renascer- Estevão Hernandes e Sônia Hernandes. Afinal, se há um propósito para tal sofrimento, e se o viver é Cristo e o morrer é lucro, e se preciosa é a morte, aos olhos do Senhor, de seus santos, quem se responsabilizará pelas devidas indenizações.... Deus?

Muito mais que solidariedade e demagogias, as pessoas envolvidas na fatalidade têm diretos garantidos pela responsabilidade civil, pelo ordenamento jurídico. Enfim, toda a atividade considerada de risco gera ao agente promotor de tal, mesmo sendo o caso acidental SEM CULPA, responsabilidade indenizatória. E ao que consta, aglomerar 2 mil pessoas dentro de um galpão é atividade de risco. Portanto, ainda que o teto tenha caído sem culpa de ninguém, os donos do local, que promoveram a aglomeração, têm a responsabilidade de indenizar às vítimas do ocorrido. O que dói é que nenhum responsável, até agora, manifestou-se sobre a ajuda pecuniária, antes, estão mais preocupados em discutir a culpa e presumir inocência.

clique para ler a carta dos bispos da Renascer:

"Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror.

Mas temos que ser firmes, cada vez mais fortes, unidos, para superarmos. Nós temos Jesus Cristo que nos deixou o Consolador, o Espírito Santo. Essa mensagem agora deve trazer esperança e a confiança. E ser viva dentro de cada um de nós.

Acima de tudo, nós oramos e pedimos ao Espírito Santo que console o coração de cada um. Nós acreditamos na eternidade com Cristo.

As pessoas foram colhidas por Deus. Nós cremos naquilo que a Bíblia nos fala em Filipenses 1:21 " Para mim o morrer é ganho e o viver é Cristo". E acreditamos no Salmo 116:15, "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.

Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento. Nosso coração está enlutado, sofrendo muito, pelas vidas, pelas vítimas, pela situação, pela calamidade. Esperamos que em Deus possamos ter o entendimento e o conforto desta enorme tragédia.

Esperamos que Deus possa enxugar nossas lágrimas com milagres.

Nossas orações, nosso amor, nossa solidariedade. Que Deus possa nos abençoar e trazer essa renovação de consolo e esperança, de fé, de forças.

Queremos agradecer por esses laços de fraternidade e solidariedade que unem todos os irmãos nessa hora tão sofrida”.

Apóstolo Estevam Hernandes, Bispa Sonia Hernandes, e família.

EUA, 19 de janeiro de 2009"


2 comentários:

  1. estou devorando este blog muito bom abracos a todos que fazem parte desse projeto maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo.Mas senm querer polemizar,qualquer que seja o ato a ser tomado o pela justiça em ambos os casos, não trará as perdas de volta com certeza.Mas poderá de uma certa forma contribuir para que não aconteça mais.Todos os casos o homem é culpado.O da igreja então é terrível! Como trocaram o telhado sem comunicar com os orgãos competentes.Um verdadeiro absurdo, com os fieis da igreja.

    abraço,

    Nuzzi.

    ResponderExcluir

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.