Entre Homens

Mundo, 1983. Assustada com a incidência de mortes por um tipo raro de câncer, o sarcoma de Kaposi, a população do planeta recebe a notícia do causador de uma nova doença. Denominado vírus da imunodeficiência humana (HIV), um retrovírus, ele ataca as células de defesa do organismo, causando uma síndrome, a Aids, caracterizada pela vulnerabilidade a outras doenças – entre as quais, o sarcoma.

Brasil, 2009. Vinte e seis anos depois que o HIV foi isolado, a Aids tem uma nova cara. Os medicamentenos antirretrovirais (ARVs) tornam o HIV tratável e melhoram consideravelmente a saúde e o tempo de vida dos portadores. A camisinha se tornou a principal estratégia de prevenção à infecção. No entanto, a epidemia, que se espalhou para todos os grupos e países, permanece um desafio. Surgem testes para novos métodos auxiliares de prevenção: circuncisão masculina, géis vaginais. No Brasil, têm início os estudos da iniciativa profilaxia pré-exposição.

Espera aí. Profi... O quê?!

O Espaço Entre Homens, da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo discute, NO PRÓXIMO DIA 17/09 (quinta-feira), o tema:

Iniciativa profilaxia pré-exposição (iPrEx): tudo que você sempre quis saber, mas não tinha a quem perguntar



Apesar do nome complicado, o iPrEx quer responder uma pergunta simples: será que se pessoas não-portadoras do HIV tomarem antirretrovirais, isso evita ou ajuda a evitar que adquiram o vírus, se tiverem contato com ele? Tomar medicamento antes de um possível contato para prevenir a infecção. É isso que é a "profilaxia pré-exposição" da sigla.

No entanto, para responder essa pergunta, a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) precisa de 200 voluntários soronegativos na Grande São Paulo dispostos a tomar o medicamento, com o devido acompanhamento médico!


(1) Qual medicamento?
O medicamento em teste é o Truvada, um composto de dois elementos (200 mg de emtricitabina e 300 mg de tenofovir). Não se assuste com os nomes complicados. O Truvada é um medicamento seguro, já aprovado para o tratamento do HIV nos EUA e na Europa. Testes realizados com macacos comprovam que uma dose diária de Truvada tomada previamente oferece resistência à infecção de um vírus semelhante ao HIV em 100% dos casos! E um outro estudo, feito na África, mostra que o tenofovir não prejudica a saúde de quem o toma.

(2) Quem pode ser voluntário?
Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSHs), travestis e mulheres transexuais (nasceram com órgãos masculinos, mas possuem identidade de gênero feminina) soronegativos.

(3) Por que esse público?
Por um motivo simples. Estudos sobre métodos alternativos ou complementares à camisinha para héteros (homens e mulheres biológicos) já existem aos montes! É o caso dos géis vaginais. Como, para gays, HSHs, travestis e mulheres trans, existem poucas opções disponíveis em estudo, decidiu-se que, no iPrEx, sairíamos na frente.

(4) Ganha alguma coisa?
Além de contribuir com a ciência e com o sonho de um mundo sem Aids, o voluntário recebe compensação com despesa de transporte, aconselhamento e acompanhamento médico, camisinhas e exames de HIV, hepatites B e C e outras DSTs "na faixa". Também haverá encaminhamentos para tratamentos e para vacinação contra a hepatite B.

(5) Os voluntários serão cobaias?
Não. Os estudos clínicos seguem um cronograma rígido, e substâncias só são testadas em seres humanos depois que uma expressiva segurança já foi estabelecida para esse fim em testes de laboratório. Portanto, ninguém vai ser cobaia, não.

Mais dúvidas? Interesse? Medos? Perguntas? Discussões?

Estamos certos que sim. Por isso, venha conversar com a gente no dia 17/09, quando teremos a presença de um representante do iPrEx e de um voluntário que já participa do estudo!

Contamos com sua presença.

Quando?
17/09/2009, quinta-feira, às 19h

Onde?
Praça da República, 386 - Sala 22 - Centro
01045-000 - São Paulo, SP
Tel.: (11) 3362-8266

Quem?
Gays, homens que fazem sexo com homens (bis, héteros, múltis, pans...), travestis, mulheres transexuais e todo mundo que quiser entender e divulgar o iPrEx.

Informações complementares
www.iprex.org.br

Sobre o Entre Homens
Gerenciado por Murilo Sarno, o Espaço Entre Homens é uma iniciativa da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo que visa a refletir com o público gay, numa roda de conversa livre e espontânea, temas relacionados ao universo gay masculino. Todos são convidados a participar, e a entrada é franca.

Contato para a imprensa:
João Marinho - MTB 42048/SP mailto:jm@joaomarinho.jor.br

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas na semana

Romanos 1,18-32

Levítico 18,22. 20,13

Oito motivos para ter uma chuca portátil

Bluetooth para pegação gay

Namoro Gay